quarta-feira, 17 de março de 2010

A VISITA

..
Esta manhã, durante o intervalo, a animação foi diferente. Um pequeno coelho, vindo não se sabe de onde, apareceu no recinto do recreio. A curiosidade foi mais que muita, e todos lhe queriam tocar. Para bem do coelho a Teresa pegou logo nele, assustado que estava com todo aquele alarido.
O desejo dos alunos é adoptar o coelho, criando-o na escola. Compreende-se o impulso afectivo. Mas as coisas não são assim tão simples. O coelho ou é manso - e terá fugido duma coelheira das imediações - ou é bravo, que é a hipótese mais provável. Já nos pusemos em campo para termos certezas acerca da sua origem e, mal as consigamos, assim decidiremos acerca do destino do pequeno coelho. Se tiver dono, entrega-se a quem de direito; se for bravo, liberta-se nos terrenos circundantes, pois há-de ter quem esteja preocupado com ele. Vamos ver.
Os alunos é que não ficarão contentes com a solução, mas talvez seja uma boa oportunidade para lhes falar do direito à vida e das responsabilidades que temos que ter para com os outros. Eles entenderão.
.
.

9 comentários:

Anónimo disse...

Será que entenderam, Sr ProF? a Mafalda por acaso, não foi uma das que pediu para não o libertarem? para arranjarem maneira de ficar aí !): Já estou mesmo a ver a conversa, logo quando a fôr buscar!!! Realmente ...
essa ESCOLA é UNICA! :) :) :)
acontece de tudo um pouco.

anapaula disse...

Essa ESCOLA é UNICA!!!! :)
agora a parte deles entenderem dar liberdade ao coelhinho... será? a Mafalda não foi uma das que pediu para ficarem com ele? já estou mesmo a ver a conversa, logo quando a for buscar !ana paula

anapaula disse...

peço desculpa pela repetição mas pensei que o primeiro comentario tinha desaparecido ):

Anónimo disse...

Concordo consigo tinhamos vontade de ficar com ele mas ele também tinha vontade de ficar com os seus pais.Ficamos um bocado tristez mas ele ficou contente.filipa

Anónimo disse...

EU GOSTAVA QUE A LEBRE FOSSE A MASCOTE LA DA ESCOLA. DANIEL GODINHO 4 ANO

Anónimo disse...

Isto foi mesmo giro que acção!
Na nossa escola está muito concorrida ele é cobras, passáros na sala de aula e o mais recente o coelho bravo de nome Paulo.
Gostei muito de lhe tocar e fazer umas festas, que pêlo macio!
Como todos os seres vivos têm direito á liberdade e sendo um coelho bravo teria de ser devolvido ao seu habitat.
Carlos António 4º ano

anapaula disse...

pois.... mas graças a isso, agora a Mafalda quer que lhe arranje um, lá para casa! Imaginem!!!O pai e ela, alérgicos a tudo o que tem pelo, e outras coisas que agora na Primavera vão aparecer, (polens das flores amarelas, poeiras, etc) um coelho de estimação...!! mas voces entenderam bem a lição. Todos nós temos direito ao nosso habitat natural e necessitamos dele e sem ele não sobrvivemos em harmonia.è o Ciclo normal da vida. e contra factos, não há argumentos.

Anónimo disse...

Quando o vi fiquei maravilhada!!!!!!!
Ele era tão fofinho!!!!
Mas o que interessa é ficar bem.
Adriana Pereira

Mafalda disse...

Era tao piquinino!!!!!
Tao fofinho!!!