sexta-feira, 12 de março de 2010

UMA PROFISSÃO, UMA LIÇÃO IV

.O tema "uma profissão, uma lição" levou-nos hoje até ao mundo das Tecnologias de Informação e Comunicação. O pai do Guilherme Lourenço, Paulo Lourenço, professor de informática, trouxe para a sala de aula actividades para os alunos realizarem utilizando o computador Magalhães.
Após questionar os alunos sobre as potencialidades que nos oferece um computador, o pai do Guilherme Lourenço criou uma rede interna, de forma a poder trabalhar com todos os alunos, a partir do seu computador.
Entusiasmadíssimos, os alunos receberam no computador um questionário sobre "Profissões" e algumas questões de Matemática para resolverem. Concluído o questionário, enviaram-no para o computador do pai do Guilherme Lourenço, que, informaticamente, podia "controlar" quem já tinha terminado ou não. De volta, os alunos receberam a correcção do questionário e a pontuação obtida! A eficácia e rapidez de resposta é realmente extraordinária!
No final, os alunos puderam ainda experimentar uma outra forma de "falar" com os colegas - a comunicação em grupo. Cada aluno no seu computador podia escrever para os colegas da turma. Foi uma animação em pleno!
Quando a motivação é espontânea, o tempo voa! Foi, sem dúvida, uma lição muito interessante, que em cada "clic" contribuiu para a aquisição e aplicação de saberes, ao nível das TIC e de outras áreas do currículo.
Mais uma vez, alunos e professora agradecem a experiência vivida e o esforço e dedicação empregues na preparação e concretização da actividade.
.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já um computador? Não é cedo de mais? Espero que aproveitem bem os tempos livres.
Filipa