terça-feira, 23 de março de 2010

EM DEFESA DO AMBIENTE

.
.
Ontem deslocaram-se à nossa escola dois elementos da GNR do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para a protecção e defesa da natureza.
Foram apresentadas várias medidas para cuidarmos do ambiente que, na maioria das vezes, é destruído por descuido e desinteresse humano.
Em defesa do ambiente, e sabendo que o tempo não tardará a aquecer, foram referidas atitudes essenciais para a prevenção dos incêndios florestais, uma das principais causas das catástrofes ambientais em Portugal.
A palavra de ordem foi, sem dúvida, a de que a protecção da floresta começa em cada um de nós! Sendo assim, e de forma responsável, todos devemos contribuir para que o verde e a vida animal que nos rodeia não desapareça, para o bem de todos.
Os alunos, muito atentos, mostraram-se interessados e ouviram as recomendações e os vários alertas referidos.
Agradecendo a presença dos elementos da GNR, pois acções desta natureza (e pela Natureza!) são sempre bem-vindas, esperamos que este sentimento de protecção à floresta cresça, cada vez mais, em cada um de nós!
.

1 comentário:

paula oliveira disse...

"Mamy, mesmo que gostes muito de uma flor ou de uma planta que cresce no campo, não a colhas, porque estás a tirá - la do seu habitat natural e à vida. Sei que gostas muito de flores e de as ter em casa, nas jarras, mas mesmo com água, elas acabam por morrer. Quando pensares em fazê-lo pensa duas vezes por favor. Elas ficam tão bem no jardim, onde tu gostas de as ter sempre regadas e bem tratadas.!" Confesso que depois destra observação da minha filha, fiquei estupefacta, mas não deixa de ter razão. Explicou-me então, que a Senhora Gnr do Serviço do ambiente tinha ído à escola dar umas explicações de como se deve proceder para evitar incêndios, cuidar das florestas, das flores e plantas. Levou uma foto de uma flor, que era linda mas deveria ficar onde nasceu e, que há outras em vias de extinção às quais se deve guardar respeito.Fiquei impressionada, mas tambem lhe disse, "então por essa ordem de ideias,quando formos visitar o padrinho da mana, os avós da mãe,do pai,o avô Joaquim, não podemos levar umas flores naturais para deixarmos nas jarras que existem no local onde eles agoram moram, e ela respondeu-me, ou perguntou!? " E eles vêem-nas e cheiram-nas?"... fiquei sem palavras...mas lá me recompus e disse-lhe, "eles estão sempre connosco, por isso devem ficar felizes se as lá virem". Limitou-se a olhar para mim. muito séria piscou os olhos e ficou por ali a conversa!!!. Eu é que fiquei a pensar...