quarta-feira, 17 de março de 2010

VISITA À JUNTA DE FREGUESIA

.

Na passada terça-feira, os alunos do 2º ano saíram da escola à procura do conhecimento e duma longa experiência de vida. Deslocámo-nos à Junta de Freguesia de Aldeia de Joanes para entrevistar o Sr. Presidente. Embora o passeio fosse curto, a visita proporcionou um convívio muito agradável e a partilha de experiências foi enriquecedora.
Desde já, ficam, mais uma vez, os nossos sinceros agradecimentos ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia, António Carvalho, pela disponibilidade e forma calorosa com que nos recebeu. Apresentamos uma amostra da entrevista realizada pelos alunos. Quem sabe se, entre eles, não estará um futuro presidente...
.
Ana Catarina: Bom dia, Sr. Presidente! Somos alunos do 2º ano da EB1 Aldeia de Joanes e, como andamos a estudar as profissões/ instituições, gostaríamos de o entrevistar, se o Sr. Presidente deixar...!
Sr. Presidente: Pois com certeza, estejam à vontade. Estou disponível para responder às vossas perguntas.
Leonor Vaz: Como se chama?
Sr. Presidente: Chamo-me António Carvalho.
Guilherme Pacheco: Qual é a sua profissão?
Sr. Presidente: Bem, agora estou reformado, mas era motorista por conta própria. Fui eleito Presidente da Junta de Freguesia em 1985 (mas desde 1983 que aqui trabalhava como secretário).
Leonor Dinis: O que faz neste trabalho?
Sr. Presidente: Trato das necessidades da freguesia, faço pedidos e relato as carências da terra.
Duarte: Que ferramentas utiliza no seu trabalho?
Sr. Presidente: As pernas, a cabeça e a escrita para redigir os ofícios onde relato os pedidos da Junta.
Adriana: Onde trabalha?
Sr. Presidente: A maior parte do dia estou aqui no edifício da Junta de Freguesia.
Mélanie: Há quantos anos é Presidente da Junta de Freguesia?
Sr. Presidente: Há 25 anos!
Kevin: Gosta do que faz?
Sr. Presidente: Gosto muito! Sou um apaixonado pelo meu trabalho, pela freguesia, pela terra. Esta paixão passa pelo desejo de ver a freguesia crescer e evoluir, e também pelo gosto de querer que esta freguesia seja a melhor. É dever de um presidente gostar que a sua terra seja sempre diferente das outras, no bom sentido, crescendo na qualidade da aldeia. A vossa escola também tem feito um excelente trabalho na divulgação da nossa aldeia, da qualidade do nosso ensino! Gosto que as pessoas se sintam aqui bem e que gostem desta terra, onde sempre vivi e cresci.
Guilherme Lourenço: Para que existe a Junta de Freguesia?
Sr. Presidente: Este organismo é necessário para tratar de atestados de residência, provas de vida e para fazer os pedidos em benefício da zona onde as pessoas vivem. A Junta também trata da limpeza das ruas, da relva dos jardins, assegura a circulação das pessoas nos caminhos que sofrem estragos causados pelas chuvas, ou seja, a Junta zela pela terra.
António: Qual é a diferença entre a Câmara e a Junta?
Sr. Presidente: A Câmara tem a seu cargo 31 freguesias! A Câmara gere o concelho todo. A Junta trata dos assuntos que dizem respeito apenas à sua freguesia. Depois, a Câmara tem outras funções e analisa os pedidos das Juntas de Freguesia...
João Miguel: Tem algum projecto ainda para realizar?
Sr. Presidente: Gostava muito de concluir o último mandato como Presidente da Junta de Freguesia de Aldeia de Joanes com a construção de uma variante que permitisse desviar o trânsito do centro da aldeia e dar acesso a determinados locais. É um projecto para o futuro!
Todos: Obrigado, Sr. Presidente.
Sr. Presidente: Eu é que agradeço por este momento muito agradável, por viver esta juventude e partilhar com ela um pouco da minha experiência de vida e espero que estudem, pois o futuro está nas vossas mãos!
.
.

Sem comentários: