sexta-feira, 20 de março de 2009

ESCOLA, ESPAÇO DE AFECTOS

Muito se tem falado de educação nos últimos tempos, até porque se prevêem grandes mudanças para o sector. Independentemente da bondade ou não dos novos conceitos, há uma coisa que qualquer escola digna desse nome se não deve escusar a tentar implementar: que seja um espaço de afectos.
Vem isto a propósito do miminho com que ontem fui presenteado pelos alunos do 1.º ano, que me ofereceram a moldura que se vê na imagem, onde me representaram junto dos meus filhos. Obrigado, amiguinhos!
Também alguns dos meus alunos me mimaram com pequenos textos, expressões afectuosas que muito me tocaram. Obrigado a todos. Com pequenos gestos se avivam as cores da vida.
Para além disso, e noutro contexto, que dizer das amizades que se fazem na escola, e que perduram uma vida inteira? Amizades construídas, enquanto se cresce quase sem se dar conta, em aprendizagens e brincadeiras partilhadas, temperadas aqui e ali com zangas e abraços.
Escola, território de afectos...
.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

É, e será sempre muito importante na vida dos nossos filhos... Bem haja Sr Professor, pela sua paciência, bondade, total disponibilidade, e gosto por ensinar... eles de certeza lhe irão agradecer SEMPRE, e nós também. A.P.M.A.O

Luísa Braga disse...

Como mestre ,Amid«go e educador, cabe-lhe a si, passar mais tempo com os nossos filhos que nós próprios.
Saõ as amarguras dos pais que por muito inconformados que sejam , como eu, nunca nos esquecemos que os professores e auxiliares nos "substituem"(mesmo não sendo possivel) muitas vezes.
Dão carinho, impõem regras, brincam e até já lhes conecem as manhas.
Por isso o dia do Pai é também um pouco seu.
E de tdos os professores que ajem como o sr.
Bem haja!!