quinta-feira, 26 de março de 2009

DE MÃOS DADAS

Uma mãe conta que o seu filho mais novo - com a curiosidade de quem ouviu uma nova palavra mas ainda não entendeu o seu significado – lhe perguntou:
- Mãe, o que é a velhice?
Na fracção de segundo antes da resposta, a mãe fez uma verdadeira viagem ao passado. Lembrou-se dos momentos de luta, das dificuldades, das decepções. Sentiu todo o peso da idade e da responsabilidade nos seus ombros. Voltou a olhar para o filho que, sorrindo, aguardava uma resposta, e disse-lhe:
- Olha para o meu rosto, filho - disse ela. - Isso é a velhice.
E imaginou o filho vendo as rugas e a tristeza nos seus olhos. Qual não a foi sua surpresa quando, depois de alguns instantes, o menino respondeu:
- Mãe! Como a velhice é bonita!

Autor desconhecido
.

Ontem tivemos uma manhã diferente das outras: os idosos do Centro de Dia vieram fazer uma visita à nossa escola para festejarmos a chegada da Primavera.
Para os receber juntámo-nos com a turma do 4.º ano no salão. Fomos nós que começámos a apresentar as surpresas: dissemos, em coro, a lengalenga "O copo gerbicopo". Em seguida, alguns alunos do 4.º ano tocaram nas suas flautas o "Alecrim" e a "Oliveira da Serra".
Os idosos cantaram para nós "As pombinhas da Catrina", "O cuco" e "A Primavera". Também leram poesias sobre a Primavera que traziam em dois cartazes.
No final, os idosos ofereceram presentes feitos por eles: garrafas pintadas e cheias de areia colorida e vasos com prímulas, amores-perfeitos e gladíolos.
Foi uma manhã muito divertida!


Texto: alunos do 2.º ano

Sem comentários: