sexta-feira, 27 de março de 2009

ABRAÇO À NATUREZA - IV

Panorâmica da seara. Ao fundo vê-se a igreja, de estilo românico, um dos ex-libris do concelho.
.
Duas e meia da tarde. O calor faz-se sentir, e de que maneira, mas nem esse facto mexe com o ânimo da nossa maltinha, que está desejosa de ir espreitar o estado da seara, semeada em Novembro (ver post SEMEAR A ESPERANÇA, de 19 de Novembro), no âmbito do Projecto "Ciclo do Pão".
Damo-nos conta, mais uma vez, da vida e do colorido que transportamos connosco ao atravessarmos a zona antiga da aldeia, motivando a ida à janela de várias pessoas, que ficam a observar-nos com um ar sorridente. Sortilégios da infância.
Quando chegamos ao local da seara ouvem-se alguns "oh!" de espanto. A seara está crescidota, apesar de não chover há já algum tempo. Muitos comentários, algumas perguntas, mas acima de tudo uma convicção: o prazer de sentir que fazem parte de uma ideia, de um projecto, o qual é traduzido ali, in loco, na imagem da seara. Há algo ancestral dentro de nós que "mexe" com as questões ligadas à terra...
Entretanto ainda há tempo para plantar, nos terrenos circundantes, uma amoreira que tínhamos levado connosco. Uma pequena prelecção, intervenções dos alunos, tudo em tons harmónicos com a Natureza.
Regressamos à escola e, mais uma vez, deixamos um rasto de vida e esperança atrás de nós...
.
Nota: Todas as árvores que plantámos ao longo do dia foram-nos fornecidas pela Junta de Freguesia de Aldeia de Joanes, que nos tem apoiado em mil e uma iniciativas.
.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito de ir a seara

Luísa Braga disse...

Pois assim se faz, mais um ciclo do pão. repete-se o sucesso do ano transato e pela animação ,juntamente com o plantar de tantas arvores foi uma ida para férias muito participativa com o permanente contato com a Natureza!!
A e.b da Aldeia continua muito activa, incutindo tantos valores aos nosos meninos.
Obrigada a todos que se empenharam para um dia tão bonito!!!

Anónimo disse...

Eu gostei muito de ir à seara, foi muito divertido plantar árvores. Todos nós ajudamos. E quem ajudou mais foi a D. Teresa e a D.Ana. Nós plantámos dois Carvalhos,uma Cerejeira...

Laura Almeida