segunda-feira, 16 de março de 2009

MAGALHÃES: QUE FAZER?

Pelas mais diversas razões, e não se enquadra no perfil deste espaço estar aqui a discuti-las, o computador Magalhães não tem deixado ninguém indiferente.
Num processo que obrigou à resolução de diversos problemas (a empresa distribuidora, por exemplo, não possuía registos de algumas inscrições) na Escola de Aldeia de Joanes os computadores já foram, praticamente, todos entregues. Apesar do entusiasmo dos nossos pequenotes, aliás bem compreensível devido ao alarido que tudo isto provocou, a nós, aos professores, põe-se-nos a questão: que fazer com o Magalhães?
A questão é pertinente, já que a distribuição de computadores se cingiu aos alunos, não havendo conhecimento que qualquer professor ou escola os tenha recebido. Por outro lado, os professores ainda não tiveram qualquer formação acerca do Magalhães, o que os impede de tirar o melhor proveito das suas ferramentas. Que fazer, então?
Perante todas estas condicionantes, na nossa escola resolveu utilizar-se o bom senso na abordagem desta questão. Na turma do 3.º ano, por exemplo, os alunos apenas levam o Magalhães para a escola às sextas-feiras. Em conjunto vão-se explorando as diversas possibilidade do pequeno computador, de acordo com os conhecimentos do professor e de algumas dicas "pescadas" aqui e ali... Depois, quando a formação se processar, outro galo cantará.
Na passada sexta-feira tivemos a primeira sessão. Explorou-se, essencialmente, a diciopédia, tendo-se feito algumas pesquisas ligadas aos astros, o tema que neste momento está a ser tratado na área de Estudo do Meio.
Na próxima sessão iremos tentar explorar outra vertente do Magalhães, e alguma coisa de útil se há-de fazer. Sem dramas.
.
.

6 comentários:

Luísa Braga disse...

Devagar se vai longe...será??
Não creio que tenha sido esta a intenção dos nossos governantes,Será que os meninos venuzuelanos já têm o magalhães na ponta da lingua,ou melhor dos dedos???
A verdade é que ainda andamos TODOS um pouco perdidos...
Valha-nos a boa vontade dos professores que se vão empenhando em descobrir e explorar o "magalhães" para além dos jogos em que os nosssos filhos já são craques.
E lembrar que graças a alguns"Magalhães" no passado fomos ddonops do mundo....dá que pensar!!!
luísa Braga
Bem hajam as 6ªs feiras!!!
luisa braga

Anónimo disse...

O Magalhães é um portátil pequenino mas fixe.O Magalhães tem vários programas para nós podermos aprender qualquer coisita.
Beatriz Gomes Esteves

Anónimo disse...

O magalhães é muito divertido.Quando eu tive o Magalhães não sabia que existia a Caixa Mágica.Eu acho que também devia haver Magalhães para os professores.
FILIPA MARGARIDA

Anónimo disse...

O Magalhães é um computador porreiro, é pequenininho, é muito fofinho... e acima de tudo ajuda-nos muito!!!
Adoro o Mgalhães!!!!
Mafalda Oliveira

Anónimo disse...

O magalhães é bué fixe.Na sexta-feira trouxemos pela primeira vez o magalhães para a escola.Só à tarde é que mexemos no magalhães.Mas alguns meninos mexeram no magalhães no intervalo da manhã.
Adriana Pereira

Anónimo disse...

Eu acho que o Magalhãens é um computador muito fixe, mas os professores também deviam ter Magalhãens.
Ângela Sofia.