terça-feira, 5 de maio de 2009

ROSA, MINHA IRMÃ ROSA

Rosa, Minha Irmã Rosa, romance de Alice Vieira, publicado em 1979, é uma obra de literatura infanto-juvenil. Corresponde ao primeiro volume de uma trilogia onde se inclui a obra Lote 12, 2º Frente (segundo volume) e ainda Chocolate à Chuva (terceiro volume). Apresentando uma estrutura de tipo diário, a obra relata os problemas de uma criança, chamada Mariana, causados pelo nascimento da irmã Rosa. O facto provoca conflitos psicológicos naquela personagem, perturbada pelo ciúme, que se apercebe da partilha de várias coisas a que a irmã obrigará, tais como o quarto, a atenção dos pais e o afecto dos restantes familiares. No entanto, com o passar do tempo, esses conflitos são dissolvidos.
Em 1979, Alice Vieira, com a obra Rosa, Minha Irmã Rosa, o seu primeiro livro, recebeu o Prémio de Literatura Infantil no Ano Internacional da Criança.
.
Rosa, Minha Irmã Rosa, é a obra que, neste momento, está a ser trabalhada pela turma do 3.º ano, no âmbito do Projecto "Um livro, Um Tesouro", em sessões orientadas pela prof.ª Margarida Monteiro.
.

2 comentários:

apmao disse...

É tão difícil saber partilhar...tambem fui única até aos 5 anos, em que tudo girava à minha volta, mas de repente veio mais um bébé e dois anos depois mais um!!! Fui desterrada do meu país, da minha casa, do convívio dos meus pais, isto porque nasci em Luanda. Na altura foi muito complicado de entender,mas hoje sei dar valor à palavra partilhar, dar, ajudar e só tenho pena que o ser humano seja cada vez mais pobre na sua maneira de ser e agir! Não se esqueçam nunca meninos dos valores que vos transmitimos,é importante saber dar e partilhar para poder receber!

Luísa Braga disse...

Eis um livro que me tras lembranças felizes...
Também com a idade deles foi estudado em classe por mim.
Lindo!
Li os três, não guardei nenhum porque no final do ano apenas ficava com os cadernos, os livros de estudo e os de coleção dava-os aos meninos que não tinham...
Conheci pessoalmente a autora numa palestra que deu na biblioteca nacional, encantadora, uma SRA!
Continuem a ler!!
De seguida leiam os outros dois..qualquer deles muito educativo!