sexta-feira, 8 de maio de 2009

AS VISITAS DE ESTUDO

Hoje, sexta-feira, vamos passar o dia em Seia, onde visitaremos o Museu do Pão e o CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela).
A propósito desta opção pedagógica, qual é o impacto das visitas no percurso académico dos alunos?
.
As visitas de estudo são uma das estratégias que mais estimulam os alunos, dado o carácter motivador que constitui a saída do espaço escolar. A componente lúdica que envolvem, bem como a relação professor-alunos que propiciam, leva a que estes se empenhem na sua realização.
Contudo, as visitas de estudo são mais do que um passeio. Constituem uma situação de aprendizagem que favorece a aquisição de conhecimentos, proporcionam o desenvolvimento de técnicas de trabalho, facilitam a sociabilidade. Um dos objectivos das novas metodologias de ensino-aprendizagem é, precisamente, promover a interligação entre teoria e prática, a escola e a realidade. Daí que as visitas de estudo sejam uma prática muito utilizada como complemento para os conhecimentos previstos nos conteúdos programáticos, que assim se tornam mais significativos.
.
.....Retirado de NetProf
.

3 comentários:

Anónimo disse...

A visita de estudo correu muito bem.A parte de que eu gostei mais foi da parte em que fomos ao CISE.No museu do pão,ao fim,fui comprar pão.Estava uma delícia.Foi um dia espéctacular.
Adriana Pereira

Luísa Braga disse...

A avaliar pela satisfação de todos, pode dizer-se que correu muito bem.
Todos trouxeram um grande pão e muito para contar,pediram logo para lá irmos no verão...e por que não?

Anónimo disse...

Ó MÃE AQUILO FOI TÃO DIVERTTIDO QUE AGORA SÓ DÁ VONTADE DE IR LÁ SEMPRE!

A PARTE MAIS DIVERTIDA FOI QUANDO ANDAMOS DE COMBOIO!


FILIPA CORREIA