quarta-feira, 20 de maio de 2009

LAVAR AS MÃOS: PORQUÊ?

Ultimamente, ao nível da saúde, têm surgido diversas situações que, de certa forma, nos têm alarmado para determinados perigos. Como todo o cuidado é pouco, as entidades oficiais têm-se afadigado em divulgar diversos cuidados que todos devemos ter na prevenção de certos males. A lavagem sistemática das mãos está, por motivos óbvios, no centro das preocupações.
As mãos são um dos mais importantes veículos de transmissão de micróbios causadores de doenças.
As mãos sujas são, muitas vezes, responsáveis pela contaminação de alimentos (podendo causar intoxicações alimentares) ou ainda pela contaminação de objectos do dia-a-dia que, quando em contacto com as mucosas ou pele lesada, podem causar infecções no organismo.
Sabe-se, por exemplo, que a via mais frequente de transmissão do vírus da gripe é através das mãos (auto-inoculação por contacto com outras mãos ou objectos contaminados).
A lavagem das mãos é, de acordo com a evidência científica disponível, uma das maneiras mais eficazes de prevenir muitas das infecções em si e nos outros.
Esta medida é particularmente importante quando tratamos ou contactamos com pessoas doentes ou acamadas podendo nestes casos – e desde que as mãos não estejam visivelmente sujas - ser usadas soluções antissépticas de base alcoólica.
..
NÃO DÊ “BOLEIA” AOS MICRÓBIOS:
Lave regularmente as mãos com água e sabão
.
Informação da ARS do Porto
.

1 comentário:

anapaula disse...

Deveras pertinente o aviso e conselho... não é coisa que não se repita milhentas vezes durante o dia, só que os miúdos e alguns graúdos, têm mesmo muita preguiça... costumo dizer que o banho e a correcta higiene diária dá vida, saúde e boa disposição... concordam???