terça-feira, 26 de maio de 2009

A GRIPE

A gripe é uma doença respiratória aguda provocada por vírus inflluenza. Trata-se de uma doença que ocorre todos os anos e que nas pessoas saudáveis tem uma evolução benigna e auto-limitada, isto é, evolui espontaneamente no sentido da cura sem sequelas.
A gripe tem habitualmente um início súbito e caracteriza-se pelos seguintes sintomas: febre (temperatura superior a 38ºC), dores de cabeça, dores musculares, mal-estar geral, dores de garganta e, nalguns casos, vómitos e diarrreia – estes últimos mais frequentes nas crianças.
Nos idosos e indivíduos portadores de doenças crónicas graves (caso da insuficiência cardíaca, asma ou bronquite crónica, diabéticos, etc.) a gripe pode causar complicações, que podem exigir tratamento em ambiente hospitalar.
A forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações é através da vacinação dirigida a grupos específicos da população, com risco acrescido de complicações. A Direcção-Geral da Saúde emite todos os anos orientações dirigidas aos profissionais e serviços de saúde relativas à prevenção e controlo da gripe (incluindo grupos a vacinar prioritariamente).
A gripe é uma doença de diagnóstico laboratorial – ao contrário do síndrome gripal em que o diagnóstico é de base clínica e epidemiológica – e distingue-se das chamadas “constipações” ou resfriados, apesar de poder ter sintomas semelhantes.
As “constipações” são causadas por vírus diferentes dos vírus da gripe. Geralmente as constipações estão associadas ao “narriz entupido”e corrimento nasal e têm sinttomas menos graves, sendo a febre menos intensa e menos frequente.



...............Informação da ARS do Centro

Sem comentários: