segunda-feira, 18 de maio de 2009

O 2.º ANO E A VISITA DE ESTUDO

No dia 8 de Maio a nossa escola fez uma visita de estudo. Fomos, em dois autocarros, à Serra da Estrela, a uma cidade chamada Seia.
Fizemos esta visita para aprender mais sobre o ciclo do pão e para conhecer melhor a Serra da Estrela.
Chegámos a Seia e fomos ao Museu do Pão. Vimos objectos antigos que serviam para cultivar a terra, colher os cereais, fazer a farinha, fazer o pão e até vendê-lo.
Também entrámos numa sala que representava a quinta da Maria. Lá havia bonecos que contavam a história do pão desde o lavrar a terra até ser comprado na padaria.
No museu havia muitos trabalhos feitos em massa de pão: os animais da arca de Noé, os retratos dod reis de Portugal, um candeeiro de tecto e placas com pão escrito em várias línguas. Os meninos também fizeram lembranças em massa de pão para trazerem para casa.
Noutra sala cantámos, em karaoke, a canção "Ciclo do Pão".
O Museu do Pão tem um comboio que nos foi buscar ao estacionamento dos autocarros, levou-nos ao museu e trouxe-nos de volta.
Fomos almoçar a um parque onde comemos em mesas de madeira e brincámos no sobe-e-desce, no escorrega, fizemos escalada e muitas outras brincadeiras.
Visitámos o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE). O edifício tinha várias salas, onde pudemos ver: imagens dos planetas, das constelações, uma maquete da Serra da Estrela e um globo que mostrava o interior da Terra. Jogámos em computadores, vimos um filme em 3D e outro sobre poupança de energia. Noutra sala, uma senhora falou-nos sobre animais e plantas e habitats da Serra da Estrela.
Saímos do CISE, subimos a Serra da Estrela e parámos para lanchar. Descemos pela Covilhã e voltámos a Aldeia de Joanes.
Foi um dia muito divertido.
.

Texto de Beatriz Pereira e Beatriz Ramos - 2.º ano, sendo posteriormente corrigido por toda a turma
Ilustrações: Patrícia, David e Catarina Jerónimo - 2.º ano
.


2 comentários:

Anónimo disse...

Eu gosto imeso deste desanho poriso se fosse eu o professor punha tambem o desanho no blogge e o meu comentario ja esta poriso ateamanha.



Rui Miguel Santos Brito

Anónimo disse...

Eu gosto imenso deste desenho. Por isso, se fosse eu o professor, punha também o desenho no blogue. O meu comentário já está, por isso até amanhã.