A capacidade de produzir textos escritos constitui hoje uma exigência generalizada da vida em sociedade. Longe de ter caminhado no sentido de pedir apenas a alguns a tarefa de produção textual, a sociedade contemporânea reforça cada vez mais a necessidade de os seus membros demonstrarem capacidades de escrita, segundo um leque alargado de géneros.
A escola deve tornar os alunos capazes de criar documentos que lhes dêem acesso às múltiplas funções que a escrita desempenha na nossa sociedade. Isso implica que o trabalho a realizar deverá incidir sobre as competências que são activadas para a produção de um documento escrito: competência compositiva, competência ortográfica e competência gráfica.
. Brochura "O Ensino da Escrita: A Dimensão Textual"
.A escola deve tornar os alunos capazes de criar documentos que lhes dêem acesso às múltiplas funções que a escrita desempenha na nossa sociedade. Isso implica que o trabalho a realizar deverá incidir sobre as competências que são activadas para a produção de um documento escrito: competência compositiva, competência ortográfica e competência gráfica.
. Brochura "O Ensino da Escrita: A Dimensão Textual"
EXEMPLO DE UMA AULA INSERIDA NESTE CONTEXTO
.CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS
.1. Leitura da história “A Princesa Refilona”
2. Identificação, pelos alunos, dos principais componentes da história (personagens, localização no espaço e no tempo, enredo…).
3. Apresentação, pelo professor, de um esquema com os principais componentes de uma história.
4. Elaboração, no quadro, de uma história com base no esquema apresentado.
5. Distribuição, a cada aluno, de um esquema.
6. Elaboração de uma história (trabalho individual).
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AUTO-AVALIAÇÃO
.1. Preenchimento, por cada aluno, de uma ficha de aperfeiçoamento de texto.
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CADERNO DE ESCRITA
(lançamento da semente para futura actividade)
.2. Sensibilização/motivação para o seu uso.
3. Definição de algumas regras:
....- os alunos escrevem no caderno apenas quando quiserem;
....- escrevem sobre o que quiserem;
.. - periodicamente mostram os seus textos ao professor, trabalhando-se, em conjunto, a revisão textual.
Caso o aluno concorde, a revisão poderá ser feita por toda a turma.
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