quinta-feira, 21 de maio de 2009

DIMENSÃO TEXTUAL

A capacidade de produzir textos escritos constitui hoje uma exigência generalizada da vida em sociedade. Longe de ter caminhado no sentido de pedir apenas a alguns a tarefa de produção textual, a sociedade contemporânea reforça cada vez mais a necessidade de os seus membros demonstrarem capacidades de escrita, segundo um leque alargado de géneros.
A escola deve tornar os alunos capazes de criar documentos que lhes dêem acesso às múltiplas funções que a escrita desempenha na nossa sociedade. Isso implica que o trabalho a realizar deverá incidir sobre as competências que são activadas para a produção de um documento escrito: competência compositiva, competência ortográfica e competência gráfica.
. Brochura "O Ensino da Escrita: A Dimensão Textual"
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EXEMPLO DE UMA AULA INSERIDA NESTE CONTEXTO
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CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS
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1. Leitura da história “A Princesa Refilona”
2. Identificação, pelos alunos, dos principais componentes da história (personagens, localização no espaço e no tempo, enredo…).
3. Apresentação, pelo professor, de um esquema com os principais componentes de uma história.
4. Elaboração, no quadro, de uma história com base no esquema apresentado.
5. Distribuição, a cada aluno, de um esquema.
6. Elaboração de uma história (trabalho individual).
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AUTO-AVALIAÇÃO
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1. Preenchimento, por cada aluno, de uma ficha de aperfeiçoamento de texto.
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CADERNO DE ESCRITA
(lançamento da semente para futura actividade)
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1. Apresentação, à turma, dos objectivos de um caderno de escrita.
2. Sensibilização/motivação para o seu uso.
3. Definição de algumas regras:
....- os alunos escrevem no caderno apenas quando quiserem;
....- escrevem sobre o que quiserem;
.. - periodicamente mostram os seus textos ao professor, trabalhando-se, em conjunto, a revisão textual.
Caso o aluno concorde, a revisão poderá ser feita por toda a turma.
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