segunda-feira, 12 de abril de 2010

UMA PROFISSÃO, UMA LIÇÃO VI

. .
Como regressámos todos em forma, foi com o projecto "Uma profissão, uma lição" que, logo pela manhã, demos as boas-vindas ao 3º período. Hoje, transformando a sala de aula num pequeno laboratório, recebemos dois familiares da Leonor Vaz: o pai, António Batista, engenheiro electrotécnico, e a prima, Raquel Rondão, química (cientista).
Cativando a atenção dos alunos remetendo-os para a importância e utilidade da electricidade, o pai da Leonor Vaz apresentou uma experiência, no mínimo, lunimosa! Espetou dois metais (alumínio e cobre) em vários limões, ligou-os em série com a ajuda de "crocodilos" (pequenos cabos eléctricos) e, da acidez dos limões aos electrões o resultado foi ver a lâmpada a acender!
Da engenharia electrotécnica para a química, foi a vez da prima da Leonor Vaz entusiasmar os alunos com a simulação de um vulcão em erupção. Cobriu uma garrafa de iogurte com argila, dando assim forma ao vulcão. Depois foi só deitar os materiais necessários - vinagre, bicarbonato de sódio e corante - lá para dentro e... a mistura começou a fervilhar derramando-se um líquido ("lava") pelas encostas do vulcão!
Atentos e interessados, no final da actividade os alunos ainda foram brindados com a "receita" para fazerem um pega-monstro! É claro que foi o delírio!
Resta-nos agradecer aos familiares da Leonor Vaz que, de forma prática, dinâmica e elucidativa proporcionaram experiências muito enriquecedoras, suscitando, sem dúvida, o interesse "electrico-científico" dos alunos e professora.
.
.

Sem comentários: