.
Partir da literatura para a abordagem ao texto informativo é uma de várias estratégias que pode motivar os alunos para a leitura e compreensão deste tipo de textos.
Partir da literatura para a abordagem ao texto informativo é uma de várias estratégias que pode motivar os alunos para a leitura e compreensão deste tipo de textos.
Hoje os alunos do 2º ano ouviram a história "Uma cegonha em apuros" de Margarida Fonseca Santos. Simbolizando todas as espécies protegidas e em risco de extinção, este texto ficcional fala-nos de uma cegonha que, à semelhança de outras, vê a sua vida ameaçada de uma forma dramática. Num momento de desespero, resolve comunicar com os homens para pedir ajuda, escolhendo um rapaz para seu ouvinte... e escolhe bem! O problema é resolvido com muito carinho e alguma imaginação... Este livro apela à protecção da Natureza, das espécies, e apela à nossa capacidade de conseguir ouvir o mundo.
Nessa perspectiva, é importante conhecermos, o melhor possível esse mundo, neste caso, essas espécies protegidas. Para isso, é necessário pesquisar, ler e compreender outro tipo de textos, os textos informativos, que nos permitem aceder ao conhecimento da realidade. Partindo da leitura do texto informativo "As cegonhas", os alunos fizeram a sua exploração preenchendo um esquema organizado em várias categorias, de forma a facilitar a selecção da informação. Aqui fica um exemplo dessa tarefa.
.
1 comentário:
Muito interessante e diferente!
Parabéns!
Enviar um comentário