sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

. Hoje, contando com a já habitual presença do professor António Melo, para mais uma assessoria no âmbito do PAM, os alunos do 4.º ano andaram a "(des)arrumar" conceitos matemáticos, no domínio da Geometria, nomeadamente comparando, descrevendo e classificando sólidos geométricos.
Como introdução, foi apresentada aos alunos a história "Desarrumar" de Margarida Fonseca Santos. Nesta história fomos encontrar a Anabiribana, que adorava desarrumar tudo e inventar histórias e a Gertrudes que tinha a mania de pôr tudo no sítio e sabia tudo sobre qualquer forma geométrica. Como "quando se desarruma tem de se arrumar"... lá tentavam elas arrumar os sólidos geométricos agrupando-os por cores, por tamanhos, pelo seu nome... Mas quando Anabiribana chamava "latas" aos cilindros, "paraquedistas", "paramédicos" ou "paracómicos" aos paralelepípedos, "bolas" às esferas e "quadradinhos" aos cubos, a Gertrudes ficava mesmo fora de si...
E da história ao mundo real da sala de aula, também os alunos foram desafiados a arrumar os sólidos em poliedros e não poliedros e a registar as suas propriedades, concluindo esta aventura com a descoberta da Fórmula de Euler.
Embora "arrumar" os conhecimentos possa cansar qualquer um, os alunos envolveram-se de tal forma que ainda houve tempo para um Jogo de Cartas, que aqui deixamos a título de exemplo.









Podemos dizer que ainda hoje Anabiribana continua a gostar de desarrumar, mas a matemática já faz parte das suas histórias. Ora vejam:
"Era uma vez um mundo especial onde todos os habitantes tinham formas especiais, nomes especiais... Certo dia, quando viram que o príncipe, um cubo azul magnífico, gostava de uma esfera cor de rosa, trataram logo de organizar um casamento matemático, o que deu origem a uma grande festa!"...
A Matemática pode ser mesmo divertida!
.
-.

6 comentários:

kevin borges disse...

adorei a historia e o jogo também.

Guilherme ramos diogo disse...

Eu gostei muito de descobrir as faces, as arestas e os vértices dos vários sólidos geométricos. Eu acho que alguns de nós aprenderam muito mais com esta aula, sabendo já algumas coisas sobre esta matéris.

Guilherme ramos diogo disse...

Enganei-me, queris dizer matéria

Anónimo disse...

Tens razão Guilherme é mesmo divertido adorei !


Joana Gomes 4ºano

Anónimo disse...

Eu tambem gostei muito do jogo e tambem da historia obrigada professora.




Ines Gonçalves.4ºano.

Anónimo disse...

Olá! Estive a ver o jogo de cartas dos sólidos geométricos e gostei muito.