segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ACERCA DAS CASTANHAS...

. Com o outono, chegam as castanhas!
A castanha é usada na alimentação desde os tempos pré-históricos e há quem defenda que a respetiva árvore foi introduzida na Europa há cerca de três mil anos, embora alguns estudos, levados a cabo na Serra da Estrela, apontem para uma data bem mais recuada.
No século XVII, a castanha era um dos produtos básicos da alimentação dos beirões e transmontanos, chegando, se necessário, a substituir o pão e as batatas.
A castanha que comemos é uma semente que surge no interior de um ouriço (o fruto do castanheiro). As castanhas têm cerca do dobro da percentagem de amido das batatas. São também ricas em vitaminas C e B6 e uma boa fonte de potássio.
Existem várias espécies de castanha: a camarinha, a judia, a longal ou enxerta.
As castanhas são comidas assadas ou cozidas. Mas antes de cozinhadas, deve-se retalhar a casca. Como têm bastante água que, quando aquecida, passa a vapor, a pressão do vapor vai aumentando e "empurrando" a casca e, se esta não tiver levado um golpe, a castanha estoura.
As folhas, a casca, as flores e o fruto também têm sido utilizados para fins medicinais.
.
Texto e arte plástica: Ana Catarina - 4.º ano

.

8 comentários:

Anónimo disse...

muito bem

Ema Bianca disse...

FANTÁSTICO!!!!

Ana Catarina,tens muito muito muito mas muito jeito...
Parabéns

Anónimo disse...

Gosto muito do teu trabalho continua assim. Parabens.


Ines Gonçalves. 4ºano.

João Paulo Ribeiro disse...

Eu vi esta enorme castanha cá em casa este fim-de-semana! Estive tentado a assa-la mas não coube no forno. Decidi-mos envia-la para a Escola da Ana Catarina!Na terra da minha Mãe existem dezenas de castanheiros centenários, ao pé dos quais brinco sempre que lá vou!

Anónimo disse...

Parabéns meu Amor! A tua dedicação e originalidade levam-te muito longe! Continua e implementa em tudo na tua vida, esse mesmo esforço e dedicação e colherás bons frutos!
Estou muito orgulhosa!
Beijinho enorme da Titi Joana!
Parabéns! :)*

Antonio Correia disse...

Muuuuuiiiiito beeeeeem

leonor dinis disse...

bonito desenho

Anónimo disse...

Gostei muiTo do teu trabalho Ana Catarina!



Beatriz Mendes 4º ano