segunda-feira, 21 de novembro de 2011

D. AFONSO HENRIQUES NO SÉCULO XXI

.Tinha chegado o dia da excursão ao castelo de Guimarães. Estávamos muito felizes! Fui com a minha namorada, a Rita.
Quando chegámos a Guimarães, passámos ao lado da estátua de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, e a seguir fomos visitar o castelo. Passámos pelo adarve, pelas quatro torres com ameias pentagonais, entre outros sítios. Lindíssimo castelo!
Quando íamos almoçar, tornámos a passar pela estátua de D. Afonso Henriques e ouvi:
- Psst, psst! Tu aí!
Olhei para trás e D. Afonso Henriques estava a falar para mim. Até desmaiei! Quando acordei, D. Afonso Henriques ainda estava a olhar para mim. E eu disse-lhe:
- Estou mesmo acordado?
E ele retorquiu:
- Sim, estás!
- Se és mesmo tu, eu já pesquisei muito sobre ti na Internet. E, pelo que li, tu foste um grande conquistador! Ainda agora estive no castelo onde tu viveste! E tiveste sete filhos... - disse-lhe, ainda com ar de quem estava a olhar para um fantasma.
- É verdade, bons tempos! E a propósito, o que é a Internet? - perguntou-me, curioso.
- É um espaço onde podemos procurar todo o tipo de informação. Basta ter um computador.
- Um quê? Ah, eu prefiro a minha espada!
E fazendo um esforço para não soltar uma gargalhada, perguntei-lhe:
- Podes falar-me das tuas batalhas?
E D. Afonso Henriques, como se regressasse ao seu passado, começou a falar-me da sua vida.
- Quando eu tinha três anos, o meu pai, D. Henrique de Borgonha, morreu. Então, até aos 12 anos, fiquei aos cuidados de Egas Moniz. Aos 14 anos armei-me cavaleiro na catedral de Zamora. Não gostei nada quando a minha mãe se aliou ao rei de Leão. Tornei-me chefe de um movimento que defendia a independência do Condado. E travei duas guerras: uma contra os partidários da minha mãe, em 1128, a conhecida Batalha de S. Mamede, e outra contra Afonso VII de Leão, que queria ficar com o condado. Travei muitas lutas... Lembro-me da Batalha de Ourique, em 1139, uma grande vitória cristã! Em 1143, é reconhecida a independência de Portugal no Tratado de Zamora e eu o seu primeiro rei. Morri em 1185, nesta cidade onde nasci...
- Uau! Obrigado! Já agora, gostava de continuar a saber mais coisas sobre o teu passado. Podes dar-me o teu número de telemóvel?
- Dava de boa vontade, mas desconheço tal coisa!
- Bem, pois, quase me esquecia, mas já estamos no século XXI e Portugal está muito diferente! Então, voltarei para te contar novidades desta herança que nos deixaste...
.
Texto: Pedro Melfe - 4.º ano
Ilustração: Ema Bianca (em cima) e Guilherme Lourenço (em baixo) - 4.º ano
.

11 comentários:

Anabela Santos disse...

Que belo texto!
O Pedro deve gostar muito de História e aprendeu muito.
Bom trabalho

Prof. Anabela
BLOGando na Escola

Anónimo disse...

Obrigado prof Anabela. E sim gosto muito de História.

Pedro Melfe

Be disse...

Mais um belo desenho da minha piolha!!! Beijinhos ;)

Ema Bianca disse...

OBRIGADA,és melhor prima do mundo inteiro.................
Tenho saudades BEIJINHOS!!!!!!



Beijocas da tua prima Ema.

Be disse...

Tamb´´em tenho muitas saudades tuas piolhinha....beijocas ;)

Anónimo disse...

Muito bem Pedro tu gostas de mesmo disto do D.Afomso Henrriques o primeiro rei de Portugal!!!!

Anónimo disse...

Descupem esquesime por o meu nome.
João Baptista

Anónimo disse...

Pedro eu gosto muito do teu texto o desenho do Guilherme L. e o da Ema está tudo magnifico.

Anónimo disse...

Desculpem eu no outro comentário esquecime de por o nome eu chamo-me Inês Gonçalves. 4º ano. :)

Anónimo disse...

Desculpem esqueci-me é com tracinho , á obrigada professora Júlia por me ter corrigido o meu comentário. ;)



Ines Gonçalves. 4ºano :)

Ema Bianca disse...

Obrigada Inês!!
E amigos.........