quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A RÃ JARDINEIRA

..
Uma das coisas que define a nossa escola, aberta que está a muitas atividades, é o número de visitantes que recebe. Há uns, porém, que não carecem de convite para aparecer. É o caso da rã que ilustra as duas fotos deste post, que, pelos vistos, se sente como peixe na água no nosso jardim.
Quem a encontrou foi a Teresa, que imediatamente a quis mostrar aos nossos pequenotes. Ela sabe que estes visitantes não devem ser perturbados na sua azáfama, mas ficou tão deslumbrada com o seu verde vivo que se lhe perdoa o gesto.
Escusado será dizer que o animal rapidamente foi devolvido ao seu espaço, mas a sua "visita" acabou por despertar o bichinho da curiosidade e quisemos saber mais a seu respeito. Foi assim que descobrimos que era uma rã arborícola europeia, mais conhecida em Portugal por rela. Com a devida vénia, aqui fica um pequeno resumo do que apurámos...
A rela (Hyla arborea) é um pequeno anuro (anfíbio sem cauda), geralmente com menos de 5 cm de comprimento. Possui olhos proeminentes e laterais; a íris é dourada com reticulado escuro. Tem membros compridos com 5 dedos nas patas posteriores e 4 nas anteriores. Os dedos terminam em discos adesivos (característica que lhes permite trepar, mesmo em superfícies escorregadias). A pele das relas é lisa e brilhante superiormente e mais granulosa ventralmente. A coloração é em geral verde-vivo, mas podem aparecer indivíduos azulados, acinzentados ou acastanhados. (...)
Estes animais são tão discretos que a rela nunca mais foi vista. Ainda bem, pois há formas de vida que requerem o seu recato.
.
.

3 comentários:

Anónimo disse...

olá,aquilo é que foi uma surpresa! Já tivemos algumas visitas:um porco espinho, um coelho,mas ninguém pensou numa rã. Eu bem digo que a nossa escola é a mais animada do mundo!!!!:)


João Baptista

Anónimo disse...

eu tambem acho no que escreveste mas aquela rã e tão pequenina.




Ines Gonçalves.4ºano

Ema Bianca disse...

Que rã tão engraçada,bonita...
Mas realmente tens razão Inês era tão PEQUENA!...