sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A SEARA DA ESPERANÇA

..
O desenvolvimento da tecnologia e a liberalização do mercado têm alterado, significativamente, hábitos e costumes ancestrais que pareciam imutáveis.
Até há pouco tempo, uma seara era sinal de pão na mesa, de sobrevivência garantida, e contemplá-la fazia bem aos olhos e à alma... Hoje, porém, fica mais barato comprar a farinha, chegada a preços mais convidativos de um grande país produtor. Para lamento dos poetas, o sugestivo e inspirador ondular das espigas começou a desaparecer, lentamente, da paisagem. Um terreno por cultivar, infelizmente, há muito que não espanta ninguém.
.
Estes foram os pressupostos com que iniciámos, de há três anos a esta parte, o Projecto Ciclo do Pão. De então para cá nada se modificou. Mas só aparentemente. Os nossos alunos, a pouco e pouco, foram-se apercebendo que, afinal, a farinha não vinha do supermercado. O pão, até chegar às nossas casas, cumpre um longo e árduo caminho, que envolve diversas actividades. Paralelamente a esse circuito, descobriram também o modo de viver dos seus avós, com uma cultura muito própria, tecida em árduo suor, mas também em mil e uma histórias e canções...
Esta quinta-feira, com o patrocínio e ajuda da Junta de Freguesia e de um grupo de camponeses de Aldeia de Joanes, gente de boa estirpe, voltámos a lançar as sementes à terra. Sementes de esperança, bem traduzidas nas palavras de alguém, proferidas no final do trabalho:
- Deus te acrescente, que é para a casa de muita gente!
E assim, talvez remando um pouco contra a maré, vamos tentando preencher as lacunas da memória...
.

A conviver se passa o testemunho de valores e culturas...

.

10 comentários:

anapaula disse...

Todas essas actividades são importantissimas e não nos devemos esquecer delas. Faz bem a todos verem e sentirem o trabalho que tudo dá até chegar ao nosso prato ou à nossa mesa.Parabens por mais esta actividade enriquecedora.
anapaulascensão

Anónimo disse...

belo video senhor professor.
a cantatr a musica da azeitona. mais uma vez gostei.uma senhora tambem nos disse se demolhamos bem o trigo e o pusemos num sitio qualquer ele começa a nascer nesse sitio.
filipa

Luísa Braga disse...

É pá! que inveja, passo o dia a trabalhar tanto e quando chego a casa á noitinha, e venho ao blog, vejo o que essa malta aprendeu e se divertiu.
Também quero...
Mais uma vez estão de parabéns.

Anónimo disse...

Quando nos fomos a seara fomos acompanhados pelo 1 e 3 ano e quando chegamos la estava um tractor e uns senhores e depois chegaram 2 senhoras para ceifar.BEATRIZ S

Anónimo disse...

A ESCOLA ESTA DE PARABENS COM O que estao a fazer para os divertir

Anónimo disse...

Eu gstei muito de Ir a sementeira.Como disse a Filipa,belo video senhor professor!

Ângela Sofia

Anónimo disse...

Ops!Enganei-me,não é gsteié gostei!

Ângela Sofia

Anónimo disse...

A ESCOLA DE ALDEIA DE JOANES QUINTA-FEIRA FIZERAM UMA COISA DIFERENTE COM OS MENINOS DAS TURMAS TODAS E O PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA TAMBEM AJUDOU NA VISITA A SEARA ESTAO DE PARABENS MAIS UMA VEZ A ESCOLA DE ALDEIA DE JOANES~.BEATRIZM S

Anónimo disse...

E TAMBEM GOSTO DO VIDEO.BEATRIZ SOFIA

Anónimo disse...

EU ACHO QUE O VIDEO ESTA MUITO GIRO E AS SENHORAS A CANTAR COM A FILIPA COM A LAURA E DEPOIS TAMBEM ESTA AS FOTOGRAFIAS DO JARDIM DE INFANCIA DE ALDEIA DE JOANES E TAMBEM ESTAO A DAR SEMENTES AOS MENINOS DO JARDIM DE INFANCIA E A IRMA DA MARIA CAMPOS MESQUITA. BEATRIZ S