segunda-feira, 16 de novembro de 2009

GRIPE A - COMPORTAMENTOS A ADOPTAR

.A Gripe A começa a deitar a cabeça de fora e, de modo a atenuar a sua propagação, há que reforçar e adoptar certos comportamentos.
Na escola, para além das medidas higiénicas do dia a dia, é crucial que todos tentem respeitar o seguinte:
.
- os pais/encarregados de educação não devem passar do portão de entrada;
- todos os alunos com febre, detectada em casa ou na escola, deverão permanecer 7 dias em casa. Antes desse período, só poderão regressar à escola com uma declaração médica certificando o estado de saúde do aluno;
- quando, em casa, for detectada febre num aluno, os pais deverão informar, imediatamente, a escola.
.
Embora a situação não deva ser dramatizada, todos devemos contribuir para que os efeitos da Gripe A sejam mínimos. Obrigado.

..

5 comentários:

Luísa Braga disse...

Quanto a mim , acho um exagero essas medidas, constipações existem todos os anos e várias vezes.
No fundo acho que vai haver mais problemas com o patronato;é claro que a saude dos filhos está sempre em primeiro lugar,mas sem emprego também naõ seremos de grande ajuda!!
Estamos sempre mal, se não forem os 7 dias de resguardo, será sempre , como hoje, uma tarde inteira no centro médico á espera de um declaração de regresso ás aulas....
O que precisamos é de paciência e caldos de galinha para ver se os nossos meninos não apanham um "atchim" de 7 dias!

AC disse...

Luísa: como sabe, estas directrizes vêm emanadas do Ministério da Saúde. É provável que haja serviços que não estejam a responder às solicitações de forma categórica, mas temos que confiar que estas medidas são necessárias para atenuar os efeitos da gripe. De qualquer forma, a escola limita-se a cumprir o superiormente decidido, e acreditamos que seja para o bem de todos.

Luísa Braga disse...

Professor Agostinho, quando me insurjo com as medidas excessivas (quanto a mim)adoptadas, não é concerteza contra a escola, porque esta tem de seguir as ordens superiores pois de outra forma poderá sofrer penalizações.
Longe de mim achar que se pudesse agilizar estas medidas o faria de bom grado, sem implicaçôes para ninguém.
Compreendo que quando lhe falta um "pintainho" o "capoeiro" fique logo descomposto, e num ano tão importante, de tanta nova matéria e exigência, torna-se dificil dicidir o que avançar quando os "pintos" estão de "choco".
É com a pressão que sofremos nos empregos e de nervos aflorados que temos de abandonar os trabalhos por dias, ou mesmo por um dia inteiro para que nos justifiquem a falta e o regresso antecipado dos filhotes.
Peço desculpa se me interpretou mal, mas a minha opinião contra as medidas superiores mantém-se.

AC disse...

Luísa, compreendo o seu desabafo mas, como compreenderá, mais não posso adiantar.

Anónimo disse...

Até nem era para comentar, mas será necessário tanto alarido e exgero por parte do Ministério da Saúde e de algumas escolas? há um colaborador que tem o filho com 37,50 de febre e uma tossezita de nada, que vai ter que ficar em casa 7 dias, porque a Escola não autoriza a sua entrada na mesma!!!!Então os casos que temos visto, em que escolas com gripe A declarada não encerram... enfim. Não sou médica, mas 37,5 não acho nada de alarmante... a partir dos 38º talvez. mas se me puderem corrigir, agradeço.a.p.