segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A AZEITONA JÁ ESTÁ PRETA

. A programação do Projecto "Cantinho da Ciência contempla, para este ano, a conserva de azeitonas. Ora, dispondo a Junta de Freguesia de um olival, há tempos falou-se com o Presidente da Junta, sempre disponível para estas coisas, e acertou-se que, quando se entendesse ser a altura adequada, os alunos da escola poderiam ir colher as azeitonas necessárias.
Esperou-se que a azeitona amadurecesse e, na tarde da sexta-feira passada, uma das turmas rumou ao local munida de um balde.
Feitas as devidas recomendações, os alunos começaram a colher as azeitonas. Não foi preciso cantarolar "A azeitona já está preta" para despertar o entusiasmo. Sentiram-se tão bem na execução da função que, depois de encherem o balde, a muito custo deixaram de colher. Queriam mais!
Quando chegaram à escola puseram as azeitonas dentro de água para não se estragarem. Ficam a aguardar por um dia desta semana, em que irão ser as personagens principais de mais uma sessão do Projecto Cantinho da Ciência: conserva de azeitonas.
Vamos lá a ver se a função sai a preceito.
.
.

8 comentários:

Micaela disse...

Eu adorei apanhar azeitonas.Estou anciosa para que chegue o dia de as comermos...Adoro azeitonas!

Micaela disse...

Ansiosa

Luísa Braga disse...

Eu tenho 36 anos e nunca apanhei azeitonas.
Ja ouvi dizer que é das coisas mais dificeis de fazer no campo, por isso o azeite ser tão valioso.
Gostei da iniciativa...

Anónimo disse...

Eu também gostei muito de ir a apanhar as azeitonas foi mesmo divertido!Mas ainda lá ficaram muitas, mas nós só tinhamos levamos um balde.Ainda apanhamos muitas.Gostáva muito de voltar a repetir.


Laura Almeida 4º ano

Anónimo disse...

Desculpei onde eutinha posto "levamos" era levado.

Laura Almeida 4º ano

Anónimo disse...

Mais uma experiencia enriquecedora e de louvar... fui habituada a fazer tudo quando era necessário, na altura fartava me de refilar, mas hoje dá muito jeito saber essas coisas.Acho que alguns pais de hoje, onde me integro, não pedimos ajuda nalguns trabalhos do campo para pouparmos os nossos meninos ao trabalho, ao frio, calor, enfim... bem, quanto ao comer as azeitonas que colheram, acho que ainda vão ter que esperar algum tempo, porque elas demoram a ficar "comestíveis" e ainda vão dar algum trabalho.Não é? Espero que fiquem boas mas não abusem...

anapaula disse...

foi a mãe da Mafalda que fez o comentário, mas a pressa é o que dá.

Anónimo disse...

Eu gostei muito de apanhar azeitonas!Foi muito divertido!
Apesar de algumas caírem para o chão valeu a pena. E quero agradecer à Junta de Freguesia de Aldeia de Joanes por nos ter autorizado.

Maria Campos Mesquita