sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PROBLEMA DA SEMANA - III

.
A semana passou depressa. Já é sexta-feira e, como tal, chegou a altura de mais um problema da semana. Desta vez vamos privilegiar a capacidade de observação de cada um, traduzível na identificação do número de quadrados e de rectângulos dum tapete.
À espera do vencedor está, como é habitual, um chocolate para o primeiro aluno a responder correctamente e outro para o primeiro pai/encarregado de educação, o que dá sempre jeito para um qualquer momento de maior amargura.
Já agora, os pais/encarregados de educação têm agora uma excelente oportunidade para salvarem a sua honra em relação à semana passada. :)
Vamos a isso?
.
O ENIGMA DO TAPETE
.
.
A Inês estava com dificuldade em adormecer. Então, em vez de contar carneirinhos, resolveu contar os quadrados e os rectângulos do seu tapete.
A Inês começou a contar "um, dois, três..." e, às tantas, adormeceu.
Pergunta-se:
Quantos quadrados tem o tapete da Inês? E rectângulos?
.
.

34 comentários:

Anónimo disse...

Um rectangulo e 9 quadrados? a.p.

Anónimo disse...

Tá cada vez mais dificil... :) tem 9 rectangulos, cada rectangulo tem 4 quadrados.
9x4=36 quadrados.Será?
9 rectangulos e 36 quadrados.
a 1ª resposta deve estar mal...
Só queria brincar e baralhar um pouquinho.
Acertem meninos... logo vai haver reunião familiar para se resolver este problema, que é mm mt complicado!!! :) :) :)a.p.

Anónimo disse...

Eu conto 14 quadrados e 22 rectângulos.


Pedro Soares

Micaela disse...

Eu conto 10 quadrados e 6 rectangulos porque o tapete todo mais os quadrados pequenos são 10...

Anónimo disse...

São 14 quadrados e 22 rectãngulos.
Adriana Pereira

Micaela disse...

Desculpem sao 14 quadrados e 12 rectangulos!!!

Anónimo disse...

Temos que contar todos os quadrados e todos os rectângulos,e podemos juntar espaços azuis e vermelhos e formar figuras de diferentes tamanhos.


Pedro Soares

Micaela disse...

Desculpem de novo mas são 22 rectangulos e 14 quadrados.Foi sem querer!!

AC disse...

Isto está ficar engraçado.
Como vê, Ana Paula, às vezes as aparências iludem! :)

beatriz e disse...

Eu acho que os quadrados sao 14 e os rectangulos22.Será???

Anónimo disse...

olá,são 14 quadrados e 22 rectangulos.

RUI MIGUEL

Anónimo disse...

Olá , eu queria dizer que são 14quadrados e 22 rectângulos.

Maria Campos Mesquita

Anónimo disse...

eu e a minha irma pensamos que sao 14 quadrados 31 rectãngulos.a menina de contar tanto deve ter adormecido.


filipa e beatriz

Anónimo disse...

Desculpem, emganeime e carregeuei no 1 em vez do 0.
Queria dizer que acho que são 30 retângulos e 14 quadrados.
Filipa e Beatriz correia

Anónimo disse...

Boa noite a todos.
Acerca do problema eu acho que são 14 quadrados e 22 rectângulos.

Ângela Sofia e pai

AC disse...

As respostas continuam a cair na caixa de comentários, o que motiva alguma satisfação.
As respostas são animadoras, mas... será que já alguém acertou? Talvez sim, talvez não...
Continuem a tentar, pois só no domingo serão anunciados os vencedores.
Bom fim-de-semana!

Unknown disse...

São 14 quadrados e 22 rectângulos às cores, só falta o verde!

JB disse...

Continuem a rever as estratégias e a reformular os cálculos, pois o desafio matemático e familiar ainda está em aberto...
Os dados estão lançados mas será que os premiados já estão encontrados?
Vou dar uma ajudinha...
Então vamos lá ver: um, dois, três...
ZZZZZZZZZZZZZ
;)

Anónimo disse...

São 10 quadrados e 12 rectâgulos.
Maria Ines v.

Anónimo disse...

Eu acho que são 10 quadrados e e 6 rectângulos.
Ana Gonçalves

Anónimo disse...

Eu cá acho que são 10 quadrados e 19 rectângulos.
Diogo Cardona

Anónimo disse...

Mudei de ideias: São 14 quadrados e 31 rectângulos. É preciso ter olho vivo para achar a resposta certa. Isto tem rasteiras...
Diogo Cardona e mãe

Anónimo disse...

Eu acho que o tapete tem 14 quadrados e 22 rectângulos.

Laura Almeida 4º ano

Anónimo disse...

EU CONCORDO COM A LAURAB E A FILIPA .BEATRIZ S

Anónimo disse...

EU ACHO QUE O VENCEDOR OU VENCEDORA E A BEATRIZ S,

Nuno Diogo disse...

A minha resposta é que o tapete tem14 quadrados e 22 rectangulos.João Nuno.

Anónimo disse...

SENHOR PROFESSOR EU ACHO QUE SÃO 14 QUADRADOS E 42 RECTANGULOS.~
FILIPA

AAAAAATE JÁ

AC disse...

Bom, chegou a altura de analisar os resultados.
Apraz-me registar que a maioria acertou em cheio. Houve uma ou outra contagem mal efectuada, mas no global os resultados foram bastante positivos.
Dito isto, o grande vencedor foi... o Pedro Soares (já é repetente na vitória) pois foi o primeiro a dar a resposta correcta: 14 quadrados e 22 rectângulos.
Parabéns a todos pela participação e... para a semana há mais!

Anónimo disse...

PARABENS PEDRO SOARES.BEATRIZ SOFUIA

Mafalda disse...

Eu acho que são 10 quadrados e 6 rectangulos.

Mafalda disse...

Chão vou dormir.
Até amanha!!

Anónimo disse...

Realmente a Micaela é uma desastrada!!! Decertesa que copiou pelos outros.


Bianca Mata Coelho

Micaela disse...

Olha para tua informação não copiei e mesmo que copiasse eu dizia!!!
Bj Bianca Mata Coelho

Anónimo disse...

São 14 quadrados e 10 rectângulos....