quarta-feira, 18 de novembro de 2009

NOTÍCIAS

..
Nos dias que correm, com apelos convidativos à dispersão espalhados por cada canto, será que as novas gerações se sentem motivadas a olhar o mundo através dum jornal, duma revista ou de qualquer outra fonte noticiosa?
Foi com esta perspectiva que os alunos do 4.º ano, de há uns tempos a esta parte, começaram a levar, como tarefa de fim-de-semana, a recolha de uma notícia que lhes despertasse a atenção, tendo depois que a apresentar à turma.
Alguns, ao princípio, limitavam-se a lê-la. Contudo, com o passar do tempo, a maioria começou a chegar à escola com a notícia bem preparada, "resistindo" da melhor forma a uma ou outra pergunta colocada pelos colegas.
Não se pode aferir desta actividade que todos eles se comecem a interessar pelos meios de comunicação com outra acuidade, mas que vão começar a olhar para eles com outros olhos, disso não temos dúvidas.
De pequenino...
.
.

6 comentários:

Anónimo disse...

Agora é interessante ver a Mafalda interessada nas noticias, na leitura do Jornal do Fundão que há muitos anos faz parte da minha vida. Lembro - me do pai o receber em Luanda, (era uma maneira de estar informado acerca da sua terra), quando regressámos e, ainda hoje, porque tambem me fiz assinante. Ela procura, ouve com atenção, vai lendo, faz perguntas, pede opiniões acerca das que lhe aguçam mais a curiosidade.
É bom que se interessem pela actualidade e percebam tudo o que está a acontecer, embora nós pais os queiramos é privá-los de certas realidades.ana paula

enovi amag disse...

A iniciativa é deveras interessante pois a leitura não se faz só nos livros de histórias e nos manuais escolares. Para além disso é necessário saber que a vida não se singe à escola ou à família; que há "o bom" e "o mau" para lá do "meu quintal".
Continuem a abrir janelas para o Mundo!

Beijocas da professora Ivone e ... PORTEM-SE BEM!

Micaela disse...

Eu adoro dizer notícias.É uma boa maneira de estarmos actualizados!!!

Anónimo disse...

A Mafalda quando ,foi contar a noticia do jornal do fundao foi muito ,interessante porque falava de um roubo, no jonal de noticias.beatriz c

Anónimo disse...

Sr.professor acho bem que nos mande procurar uma noticia no fim-de-semana.E até acho engraçado.Assim nós ficamos informados do que se passa no Fundão e nos arredores.


Laura Almeida 4º ano

Luísa Braga disse...

Ficou distante o sonho de seguir jornalismo, são as opções da vida nem sempre acertadas, enfim...
É com agrado que vejo este novo "projecto", ganhar terreno.
Como se interessam e perguntam sobre o que lêem, para depois exporem em classe.
Vão ficando com as noções básicas da construçao de uma noticia, são coisas que nunca se esquecem.