sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PROBLEMA DA SEMANA

.
O nosso blogue vai iniciar a partir de hoje, e com carácter semanal, a publicação de um problema matemático. Os alunos, principalmente os mais velhos, serão desafiados a resolvê-lo, podendo, caso o desejem, colocar a sua resposta nos comentários. O desafio, como é óbvio, é extensivo a todos os leitores do blogue, sendo bem-vinda a sua participação.

Galinhas e coelhos
.
..
O Francisco tem uma criação de galinhas e coelhos.
Ao todo tem 16 cabeças e 48 patas.
Quantas galinhas tem o Francisco?
E quantos coelhos?


Aguardam-se as respostas.
.
.

17 comentários:

Luísa Braga disse...

O francisco tem 8 coelhos e 8 galinhas!!
bjkas

mafalda disse...

Já fiz as contas e sao 8 galinhas e 8 coelhos.
As galinhas são 8 porque como as galinhas tem duas patas, dá um total de 16 patas.
Os coelhos são 8 porque tem 4 patas cada um, o que dá um total de 32 patas.
Agora 32 mais 16 dá 48 patas; 8 mais 8 dá 16 cabeças.

Anónimo disse...

São 8 coelhos e 8 galinhas.
Pedro Soares

Anónimo disse...

Eu acho que são 8 galinhas e 8 coelhos...

Adriana Pereira

Anónimo disse...

Já cheguei á cloncusão.
São 8 coelhos e 8 galinhas.
filipa correia

Anónimo disse...

tem 8 galinhas e 8 coelhos.
Maria Campos Mesquita

beatriz e disse...

eu acho que são 8 coelhos e 8 galinhas.

Micaela disse...

Eu tenho 100% a certeza que são 8 galinhas e 8 coelhos!!!!

Lia disse...

Dou os parabéns à escola por possuir um blog tão didáctico.Escola que tem professores deste calibre merece aplausos.
AH!Também acho que são oito galinhas e oito coelhos e a mafalda é uma excelente professora.

mafalda disse...

Fui a primeira na minha turma,4ºano,eh!!!!!
BJ para os meninos do 4ºano!!!

Anónimo disse...

senhor professor a minha mãe é que leva o chocolate.foi a primeira
filipa correia

AC disse...

Bom, tendo em conta a facilidade evidenciada pelas respostas, para a semana temos que dificultar um pouco mais a tarefa. Deixo apenas no ar que o protagonista do problema é um caranguejo chamado Sebastião...
No que respeita ao combinado na sala de aula - o primeiro aluno a responder correctamente ganhava um chocolate - não há dúvidas que a vencedora foi a Mafalda, ainda por cima com uma explicação muito eloquente. Quanto à Luísa, uma mãe sempre atenta ao que se passa na nossa escola, terá que se contentar com um obrigado, ao mesmo tempo que lhe manifesto o desejo de continuar a participar, pois a sua colaboração é sempre bem-vinda.
Até ao próximo problema!

Anónimo disse...

Mas o senhor professor disse que quem acerta-se na resposta correctamente é que ganhava um chocolate.
Adriana Pereira

Anónimo disse...

O Francisco tem 8 galinhas e 8 coelhos.Primeiro dividi o numero de cabeças por 2. Depois multipliquei 8 cabeças por 4 patas para os coelhos que dá 32 patas, e 8 cabeças por 2 patas para as galinhas que dá 16 patas. A seguir somei 16 mais 32 que dá 48 patas.
Diogo Cardona

AC disse...

Bem pensado, Diogo.
Adriana, creio que tu não leste o comentário anterior ao teu, ou será que na aula estavas desatenta? :)
De qualquer modo, amanhã falamos no assunto.
Às vezes "acerta-se" o comentário se se "acertasse" no contexto.
Bj

Anónimo disse...

Pois eu também concordo com todos, o Francisco tem 8 galinhas e 8 coelhos.

Laura Almeida 4º ano

Anónimo disse...

sao 10 coelhos e 12 galinhas.