quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

A FESTA

Sábado, cinco da tarde.
No pavilhão da ADCRAJ fazem-se os últimos testes ao som. Começam a chegar as primeiras pessoas ao local, munidas de acepipes vários, que são entregues a diligentes auxiliares para os colocarem em lugar próprio. Os alunos, num misto de entusiasmo e nervosismo, começam a juntar-se aos professores. A ansiedade é indisfarçável, todos querem que as coisas corram da melhor maneira.
A sala enche-se rapidamente, enquanto os nossos pequenos artistas se vão caracterizando nos bastidores. A pressão vai aumentando, bem visível quando um ou outro pormenor ainda não está acertado. Finalmente, por volta das seis horas, e quando a sala já está a abarrotar (havia mais de quinhentas pessoas), é dado o sinal de arranque. A Mariana e o Diogo, encarregues da apresentação, serenam a sala quando, dos seus microfones, saem as primeiras palavras:
- Boa noite a todos!
A partir daqui foi o calor da partilha. Turma após turma os pequenos artistas vão passando, no palco, a sua mensagem, enquanto na plateia os mais velhos fruem e aplaudem. As máquinas não param de captar imagens para mais tarde recordar. Os murmúrios de aprovação são perfeitamente perceptíveis, estimulando quem está do lado de lá.
No palco estão, agora, os alunos todos da escola. O espectáculo está no final, falta apenas um medley de canções de Natal. A coisa não sai mal, e finalmente os professores começam a descomprimir. Missão cumprida.
Falta ainda a vinda do Pai Natal, mas quando ele se apresenta, para gáudio dos pequenotes, já o ambiente está completamente descontraído. Após a entrega das prendas começa toda a gente a dirigir-se para a sala dos comes e bebes, onde algumas conversas se vão pôr em dia. Os mais velhos continuam a olhar para os seus rebentos com um brilhozinho nos olhos, enquanto estes vão deixando, à sua passagem, um rasto de papel de embrulho.
Lá fora, numa noite surpreendentemente pouco fria, algumas estrelas parecem incidir, para ali, a sua luz...

.

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu gostei de participar na festa de Natal.
Havia muita gente.
Gostei imenso das peças.
Ângela

Anónimo disse...

Esta festa de Natal da escola deu um bocadinho de trabalho, mas foi muito divertida. Adorei esta festa! Os meninos do 4.º ano ficaram muito giros com os fatos.
Adriana

Anónimo disse...

Eu gosto como o Henrique participou.
Eu também gostei como a Mariana Costa apresentou.

Anónimo disse...

Eu gostei de estar na festa de Natal eu gostei de fazer o meu papel de narradora. Todos estavam
atentos a ouvir o que nós diziamos.

Laura Almeida

Luísa Braga disse...

A cada ano que passa a festa vai dando mais trabalho mas também mais frutos, visto que correu tudo muito bem, os pais estão mais participativos e os meminos brilham como estrelas que são.
gostamos de tudo, ou quase tudo porque assim que acabaranm as actuações fomos embora, esperemos que o convivio tenha corrido bem, com mais civismo e respeito que em anos transatos, isso é que seria a " cereja no cimo do bolo".
Um bem haja a todos os que de alguma forma trabalharam para que tudo ficasse tão bonito!!
Luísa Braga

Luísa Braga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.