.
.
.
.
A nossa escola, por vezes, quase faz lembrar uma mini-arca de Noé. Por aqui já passaram cães, gatos, rolas, coelhos, cágados, peixes, hamsters, periquitos, rãs, ouriço-cacheiros e, imagine-se, até um cavalo (o Bruki, lembram-se?).
Na semana passada, durante o intervalo da manhã, um grupo de alunos começou a chamar, em voz alta:
- Venham cá ver, depressa!
O centro da atenção coletiva centrava-se no muro das traseiras da escola, onde algo, que se mexia, ostentava um verde claro muito apelativo. Que era uma lagarta, parecia não haver dúvidas, mas ninguém, de entre miúdos e graúdos, tinha algum dia visto coisa assim: dois olhos (?) bem desenhados num contorno amarelo, uma couraça que se desdobrava, tipo fole, enquanto se deslocava, e atrás, bem saliente, uma espécie de antena. Curioso, sem dúvida!
Passado algum tempo, e após colocado o animal em local resguardado, os alunos lá o deixaram em paz. Mas sem que ninguém os conseguisse esclarecer, de uma forma mais consistente, de que tipo de bicho se tratava. Será que algum dos nossos leitores conhece esta espécie de lagarta?
..
7 comentários:
São um tipo de lagartas que criam olhos falsos para assustar predadores.
É um bicho tão estranho!!!!!
É um psicopata!:)
Não, ele é um jogador do Sporting!!!!! :)
Afonso claro que não é!:-) :-) :-)
Esta lagarta resulta da postura de um ovo por parte da borboleta designada por HIPPOTON CELERIO. É uma borboleta noturna da família dos esfingídeos.
Para sua proteção a lagarta tem um espigão negro na extremidade posterior e um aspeto temível, com grandes "olhos" amarelos azulados no dorso. Amanhã, se me fôr possível, vou levar bonitas fotos/imagens a respeito do ciclo de vida desta lagarta.
Que lagarta tão bonita.
Enviar um comentário