segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ADIVINHAS SOBRE A ALIMENTAÇÃO

.
.
1 - O que é, que é, um mundo verde, a terra é vermelha e os habitantes são pretos?
.
2 - Qual é a coisa, qual é ela, que é amarela e corre muito depressa?
.
3 - Verde foi meu nascimento, mas de luto me vesti, para dar luz ao mundo, mil tormentos padeci.
.
4 - Tenho coroa, mas não sou rainha, sou muito boa e bem vermelhinha. Quem sou eu?
.
5 - Qual é a coisa, qual é ela, que quanto mais quente mais fresco é?
.
6 - Qual é a coisa, qual é ela, que tem coroa e é laranja?
.
7 - Qual é a coisa, qual é ela, que é amarela por fora e branca por dentro?
.
8 - Qual é a coisa, qual é ela, que é amarela por dentro e branca por fora?
.
9 - Tem a casca bem guardada, ninguém lhe pode mexer, sozinha ou acompanhada, em novembro nos vem ver?
.
10 - É uma senhora muito bonita, e com finos véus se aperta, quem tiver que a desapertar, muitas lágrimas há de chorar. Quem é?
.
11 - Qual é a coisa, qual é ela, que antes de ser já o era?
.
12 - Redondo, redondinho, como a pedra de um moinho. O que é?
.
13 - Qual é a coisa, qual é ela, que tem escamas mas não é peixe e coroa mas não é rei?
.
14 - Redondinha, redondão, que nasce por baixo do chão. O que é?
.
15 - Casinha amarela, quase vermelha, não tem porta nem telha?
.
16 - Uma arquita pequena, de bom parecer, não há carpinteiro que a saiba fazer?
.
17 - O que é, que é, entra como ouro e sai como neve?
.
18 - O que é, que é, quanto mais alto está, melhor se lhe chega?
.
19 - O meu nome é pouco limpo, pelo dono sou cevado, quando tenho uns bons quilos, por ele sou devorado?
.
20 - Eu sou uma coisa que desaparece no calor e permanece no frio. Quem sou eu?
.
21 - Qual é a coisa, qual é ela, cai no chão e fica amarela?
.
22 - Tem barba, mas não é homem, tem dentes, mas não é gente?
.
23 - Qual é a coisa, qual é ela, tem cabeça mas não é gente, tem dentes e não é pente?
.
24 - Tenho camisa e casaco, sem remendo nem buraco, quando no lume me metem, estoiro como um foguete?
.
25 - Tem coroa e não é rei, tem escamas e não é peixe?
.
Trabalho da Turma 19 - 3.º ano
.
.

4 comentários:

Afonso 4 ano disse...

deve ser dificil

Guilherme 4 ano disse...

Mesmo!

Tomás 4•ano disse...

Já estou com dor de cabeça.😩😩😩😩😩

Unknown disse...

Não tem as respostas?