quinta-feira, 1 de outubro de 2015

INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

.
.
Ao longo deste ano letivo, uma vez por semana, o professor Joaquim Fonseca estará presente na sala do 4.º ano para desenvolver atividades relacionadas com o projeto-piloto "Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico".
A principal finalidade deste projeto visa que "os alunos não só aprendam a programar mas, ao mesmo tempo, aprendam programando", desenvolvendo a criatividade em ciências de computação e promovendo uma visão mais alargada dos diferentes usos do computador, em articulação com as diversas áreas curriculares, contribuindo para o pensamento computacional.
Na passada terça-feira, a presença do professor Joaquim, e da mala que acautelava os 16 Magalhães, justificava os olhares expectantes dos alunos. Muitos deles, é verdade, já vão dominando algumas das potencialidades das novas tecnologias mas, neste mundo da literacia informática, há tanto para descobrir e aprender!
.
.
Antes de deitarem mãos ao Magalhães, o professor Joaquim explicou à turma como funciona um computador. Falou do sistema operativo, dos caracteres necessários que representam as letras e os números e, vestindo a pele do computador, os alunos pensaram e agiram como ele. Sem dúvida que o interesse e a curiosidade estavam instalados e facilmente perceberam que tal como aprenderam a ler, utilizando as 26 letras do alfabeto, tal como aprenderam a contar, recorrendo ao sistema de numeração decimal, também o computador tem a sua linguagem própria através de um sistema binário.
Após esta interessante abordagem teórica e prática, tinha chegado o momento de "desfazer" a mala e de dar as boas-vindas ao Magalhães. E assim fizeram.
.
.
Não há dúvida que eles aguardam ansiosos pelas próximas aulas!
.
.

7 comentários:

Afonso 4 ano disse...

FOI MUITO DIVERTIDO !!!!!!

Sara Marques disse...

Aprendi bastante :)

Filipa 4 ano disse...

Foi muito fixe.

Eduardo 4ºano disse...

Foi muito bacano!

Ariana 4 ano disse...

Adorei quero ter 100000 aulas destas.

Alexandra 4.ºano disse...

SUPER FIXE.

Diogo Monteiro disse...

Eu adoro as aulas de computador(-: (-:.