sexta-feira, 2 de outubro de 2015

PEDAÇOS DE OUTONO

.
No dia 21 de junho de 2015 houve uma árvore que teve o seu milésimo filho!
Esse filho passou a chamar-se Folhote. Foi uma grande alegria para a árvore!
Os meses foram passando e o Folhote foi crescendo.
No dia 23 de setembro, o Folhote caiu dos ramos da sua mãe e, desesperado, começou a gritar:
- Segura-me com as tuas raízes, mãe!
E a mãe respondeu:
- Não posso, tens de seguir a tua vida, filhinho!
Passados alguns dias, o Folhote foi começando a esquecer o que aconteceu. O vento continuou a levar o Folhote. Do Porto, passou por Castelo Branco... 
Até que um dia, o Folhote parou na Escola de Aldeia de Joanes. Esteve lá algum tempo e, a 30 de setembro, um menino chamado Eduardo apanhou-o e colou-o numa folha de papel. 
O Eduardo guardou a folha de papel no dossiê e, a partir desse dia, o Folhote viveu feliz para sempre, e até podia falar com outras folhas, só que de papel.
.
Texto: Eduardo Lopes - 4.º ano
.
.
Era dia 23 de setembro e eu estava na escola a desenhar uma folha de outono. Tentava fazer os primeiros traços e dei comigo a perguntar-me como iria desenhar uma folha de outono... Chamei a professora e perguntei-lhe:
- Professora, como se desenha uma folha de outono?
- É simples! Olha, vou mostrar-te...
E então lá me mostrou como desenhar uma folha...
Depois, olhei para a janela e sussurrei para a minha amiga Laura:
- Laura, no intervalo, queres brincar comigo?
- É claro que sim! - exclamou a Laura.
Estava quase a terminar o meu bonito desenho quando, ao meu lado, vi uma folha leve a voar, soprada pelo vento. 
- Onde vais? Leva-me contigo!
- Não posso! - disse a folha.
- Porquê?
- Porque não sei para onde vou, não sei das horas de partir e de chegar, e podia ser perigoso!
- Ohhhh! Então, até breve!
- Adeus! - sussurrou a folha.
Depois disto, olhei de novo para a janela e vi o vento que soprava, soprava...
- Vento, porque levas as folhas para longe das suas casas?
- Porque é a vida das folhas e é o meu dever! - lamentou o vento.
Tocou para o intervalo e contei tudo à Laura.
.
Texto: Sara Marques - 4.º ano
.

3 comentários:

Filipa 4 ano disse...

esta muito bonito

Afonso 4 ano disse...

tens razao!!!!!!!

Eduardo 4ºano disse...

Obrigado caros colegas!