sexta-feira, 16 de outubro de 2015

DIA DA ALIMENTAÇÃO - AÇÚCAR, O INIMIGO INVISÍVEL

.
.
Comemora-se hoje, em todo o mundo, o Dia Mundial da Alimentação. E se, nalguns pontos do planeta, a alimentação ainda é uma questão de sobrevivência, facto que envergonha a apregoada solidariedade dos países mais desenvolvidos, noutros a questão coloca-se acerca da melhor forma, através daquilo que comemos, de cuidar do corpo e da mente.
Numa sociedade apressada, em que a ditadura do tempo vergasta quase todas as pessoas, a produção de alimentos tornou-se uma indústria prioritária, com estratégias de sedução do mais fino quilate, em que a solução por um produto saboroso e pronto a consumir, e se possível barato, vai de encontro às necessidades da maioria das pessoas. E é aqui que se vislumbra o ditado "gato escondido com rabo de fora", pois a maioria dos produtos, a fim de melhor se conservar e apresentar aos consumidores com um ar sedutor, usa e abusa de algumas substâncias prejudiciais ao nosso organismo, entre as quais o açúcar. 
Foi neste contexto que hoje, para comemorar a apregoada data, recebemos na nossa escola Sónia Martins, que nos veio falar da quase ubiquidade do açúcar naquilo que consumimos.
.
.
A nossa convidada, num registo muito próprio, em que a serenidade se alia à convicção, começou por explorar o conhecimento mais óbvio que a sua audiência tinha do açúcar: o sabor dos bolos, dos bombons, das sobremesas, dos gelados... Depois, sempre no mesmo registo, falou-se do efeito energético do açúcar - aqui os alunos, devidamente orientados, "exteriorizaram" o comportamento típico duma pessoa com muita energia acumulada - das suas implicações na forma de estar, no funcionamento do organismo. E surgem, naturalmente, diferentes conceitos: os açúcares rápidos/simples e os lentos/complexos, mais propícios à concentração.
Depois, e tendo em conta que muito do que somos tem a ver com o que metemos na boca, falou-se dos açúcares escondidos, ou seja, das enormes quantidades de açúcar que consumimos sem nos darmos conta. E os exemplos - bem sistematizados no jogo "Encontra o açúcar escondido", em que os alunos tinham que identificar açúcar na composição duma série de alimentos, muito comuns, colocados em duas mesas - sucederam-se, com surpresa para muitos: existe açúcar nos enlatados, nas caixas de cereais, no pão de forma, no ketchup, nas tostas, nas batatas fritas, nas embalagens de produtos de charcutaria, enfim, o açúcar é utilizado, em grande escala, para conservar, alindar e melhorar o gosto dos alimentos.
Aqui chegados, alguns alunos começaram a ficar preocupados, mas depressa se lhes explicou que um pouco de açúcar não faz mal a ninguém, antes pelo contrário, o que faz mal são os excessos.
No final, entre perguntas e respostas, uma certeza ficou: eles vão começar a olhar, com outra atenção, para os rótulos dos alimentos. É que termos como sacarose, lactose, dextrose e outros (há imensos sinónimos da palavra açúcar utilizados nas embalagens) não auguram nada de bom para a nossa saúde.
Satisfeitos com o resultado, resta-nos agradecer a Sónia Martins pela disponibilidade e pela pertinência das suas palavras, quais sementes à espera do melhor momento para germinar.
.
.

4 comentários:

Diogo Monteiro disse...

O dia da alimentação foi muito divertido.

Sónia disse...

Grata fico eu, uma vez mais pelas sempre pertinentes e singulares iniciativas desta escola, e claro pelo convite e oportunidade de partilhar o pouco que sei sobre uma área que me apaixona e que considero mesmo importante. Grata a todos os meninos e meninas pela forma como me receberam...foi muito bom estar com todos/as e desejo boas escolhas cada vez mais conscientes...

Sara Marques disse...

Eu nunca irei esquecer-me deste dia ,obrigada Sónia! :)

Guilherme 4 ano disse...

Foi giro!