.
A experimentação é uma atividade pedagógica de grande importância, pois conduz o aluno para caminhos fundamentais como a formulação de hipóteses e a respetiva comprovação. Em suma: a pouco e pouco, vai introduzindo no seu percurso escolar o espírito científico.
Desta vez a sessão foi entregue ao Francisco Araújo, que tinha como missão demonstrar a razão por que se apaga uma vela. Para isso, socorreu-se do seguinte material:
- três velas
- dois frascos de vidro transparente de diferentes tamanhos
- um cronómetro
- fósforos
.
|
O Francisco, embora receoso com os fósforos... |
.
|
...começou por acender as velas. |
.
|
A seguir, cuidadosamente... |
.
|
...colocou os frascos invertidos sobre duas velas. |
.
|
Depois pegou no cronómetro... |
.
|
...e mediu o tempo que cada vela dentro do frasco... |
.
|
...levava para se apagar. |
.
Os colegas puderam verificar que, enquanto a vela do exterior se mantinha acesa, as que tinham sido tapadas com os frascos apagaram-se ao fim de algum tempo. Primeiro a do frasco pequeno, depois a vela do frasco maior.
A conclusão afigurou-se óbvia: a vela apaga-se quando se consome o oxigénio do ar.
Boa, Francisco!
.
.
4 comentários:
Foi bastante interessante!
Que experiência agradável!
Parabéns Araújo
Madalena
A EXPIÊNCIA ESTÀ MUITO GIRA.
parabéns Francisco conseguiste acender um fosforo :p
Enviar um comentário