domingo, 2 de março de 2014

PROBLEMA DA SEMANA - RESULTADOS

.
A chuva persiste, parecendo apadrinhar os que dizem que "ela faz cá falta", mas é cada vez maior o número de pessoas a suspirar por um belo dia de sol, principalmente os adeptos das folias de Carnaval. Considerações meteorológicas à parte, esta semana o nosso problema serviu-se da migração dos pássaros - as andorinhas estão quase a chegar - para pôr à prova a capacidade de raciocínio dos nossos participantes. A resolução não era complicada, bastava estar atento às diversas movimentações dos elementos do bando. E, parece-nos, a melhor forma de "chegar ao destino" era partir do fim do problema para o seu início. Então vamos lá: como o bando chegou com 96 aves ao seu destino, vamos retirar os 10 que se lhe juntaram perto do final e que, como tal, não pertenciam ao grupo inicial.
96 - 10 = 86
Em seguida vamos resgatar os pássaros que, entretanto, foram ficando pelo caminho: os 40 que se perderam...
86 + 40 = 126
...mais os 23 que seguiram para oeste.
126 + 23 = 149
E pronto, era tão fácil quanto isto. O primeiro concorrente a responder corretamente, desta vez, foi a Madalena, que receberá o seu chocolate na próxima semana, aquando do regresso às aulas. Parabéns, Madalena!
Já agora, que ninguém nos ouve: será que, na quinta-feira, data do reinício das aulas, estará à nossa espera um bando de pássaros? :)) Parece-nos pouco provável, mas... quem sabe? ;)
Um bom Carnaval para todos!
.
.

7 comentários:

Unknown disse...

Bernardo Martins:

Muitos parabéns Madalena.
Até 5ª feira ....

Rita Duarte disse...

Parabéns Madalena!!!

Fabiana disse...

És muito esperta Madalena ,parabéns

ANDRE ANTUNES disse...

Muito bem MADALENA estas de parabens

Guilherme Duarte 2.ºano disse...

És muito inteligente Madalena parabéns.

Anónimo disse...

Muito obrigada!

Madalena

Dinis Santos disse...

Parabéns Madalena