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- três copos de plástico;
- sal de cozinha;
- copo medidor (no caso, um biberão);
- colher;
- caneta de acetato;
- termómetro;
- congelador.
E, perante o olhar atento dos colegas, iniciou-se a sessão.
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Mais uma semana, mais uma atividade experimental na turma do 4.º ano, desta vez a cargo da Laura e do Francisco Paulo, que procuraram responder à questão/problema: "Por que razão se utiliza sal nas estradas geladas?"
Para encontrarem a resposta, a Laura e o Francisco muniram-se do seguinte material:
- água da torneira;- três copos de plástico;
- sal de cozinha;
- copo medidor (no caso, um biberão);
- colher;
- caneta de acetato;
- termómetro;
- congelador.
E, perante o olhar atento dos colegas, iniciou-se a sessão.
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A Laura e o Francisco começaram por numerar os copos de 1 a 3. |
Depois, recorrendo a um biberão, mediram 50 ml de água... |
...que foram colocando, à vez, nos três copos. |
Copo 1 abstémio, uma colher de sal para o copo 2, três colheres para o copo 3. |
Mede-se a temperatura do congelador... |
...que marca - 8,6º (mas, antes da foto, marcava - 15º). |
É hora de colocar os copos. |
As observações sucederam-se de meia em meia hora. |
Após as diversas observações, devidamente anotadas por todos os alunos, constatou-se que a água no copo 1 (sem sal) demorou menos tempo a solidificar, seguindo-se a do copo 2 (com uma colher de sal). A água do copo 3, com três colheres de sal, foi a que demorou mais tempo a solidificar.
Conclusão: o sal é utilizado nas estradas porque, quando misturado com gelo ou neve, faz diminuir o ponto de fusão, ou seja, o gelo derrete mais depressa.
A Laura e o Francisco estão de parabéns.
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4 comentários:
GOSTEI MUITO DA VOSSA experiência !
bom trabalho!
madalena
O que estão a fazer quarto ano
gostei do vosso trabalho
bom trabalho
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