segunda-feira, 4 de novembro de 2013

HISTÓRIAS DE OUTROS GIGANTES - O GIGANTE AMIGÁVEL

.
Era uma vez um gigante muito sábio e muito curioso. Vivia, numa pequena cidade, sozinho, num grande casarão cheio de livros.
A sua curiosidade era tanta que, desde pequenino, ia ao campo todos os dias. Mas sempre que ia enriquecer os seus conhecimentos, por entre aquela verdura, todos os animais, crianças e adultos fugiam e a sua única companhia eram os pássaros esquisitos lá do campo.
O gigante sentia-se cada vez mais triste e infeliz. Os pássaros esquisitos troçavam cada vez mais do gigante e cantavam:
.
Olha o velho sábio
Porque está tão sozinho?
Oh, já sei!
Não tem nenhum amiguinho!
.
E repetiam isto vezes sem conta. Coitado do gigante!
Um dia, o gigante ia a passar pelo campo e, pendurado numa árvore, estava um cartaz que dizia: "Cuidado! Gigante bravo à solta!" E o gigante, ao ler aquilo, exclamou:
- Gigante bravo! Mas quem são eles para me chamarem "bravo"? Meus amigos não são com certeza! E é por isso que vou mudar de país!
- Não faças isso!
- Quem disse isso? - perguntou o gigante.
- Sou eu! Aqui, em cima!
- Ah! O que é que tu queres, pássaro de meia tigela? Estás sempre a gozar comigo!
- Não, tu estás a ver mal, eu sou aquele pássaro que está sempre no canto! - exclamou o periquito.
- Ah! E porque é que estavas no canto?
- Porque era como tu, não tinha amigos. Mas enfrentei-os com simpatia. E houve um ser vivo que me ensinou. Segue-me!
O gigante e o pássaro partiram. Caminharam, caminharam e, a certa altura, o periquito disse:
- Chegamos!
- A sério?!? Uma árvore! - exclamou o gigante.
- Esfrega-te na árvore, dá duas voltinhas e abana o rabinho! - disse o passarito.
O gigante tropeçou várias vezes, mas lá conseguiu. E a árvore começou a dizer:
- Muitas pessoas me vêm pedir ajuda e conselhos! Olha, está ali um gato. Enfrenta-o com simpatia!
E o gigante assim fez e parece que tinha conseguido arranjar mais um amigo.
E a notícia foi-se espalhando: "O gigante não é mau, acreditem! O gigante não é mau!". Mas ninguém acreditou...
Então, o gigante e o periquito fizeram com que toda a gente e todos os animais se reunissem. O gigante começou a ler a história da sua vida e, no final, todos o abraçaram. E sorrindo, disse:
- E que tal fazermos um piquenique... gigante?
- Como é que tu te chamas? - perguntou um menino no meio da multidão.
- Não sei, sempre fui conhecido como gigante!
E todos começaram a cantar em coro:
.
O teu nome será
o nosso Gigante Amigável
Agora que gostamos de ti
sabemos que és uma pessoa
muito agradável!
.
Texto e ilustração: Madalena Filipe - 4.º ano
.

4 comentários:

borboleta disse...

Fiquei encantada com o teu texto "Madoska"...caminhas a bom ritmo para o que também desejas... escrever contos para crianças...sabes acho que escreves o que muitos de nós adultos esquecemos de tão simples "Ser" Apesar e tu sabes e aceitas da vida agitada que levamos, estamos muito contentes pois no essencial estamos atentos e transmitimos-te o que é de valorizar.Parabéns Filhota somos uns pais muito babados...

Mariana Carrondo disse...

gostei muito

Anónimo disse...

bOA

Anónimo disse...

Que texto tão criativo! Tens muita imaginação, Mada!
Da tua amiga Rita Mesquita.