domingo, 16 de fevereiro de 2014

PROBLEMA DA SEMANA - RESULTADOS

.
O domingo já se esvai, alertando-nos que é chegada a hora de fazer um balanço do "problema da semana".
A participação, para nosso agrado, foi considerável, registando-se 33 comentários/respostas. Nem todos acertaram, é certo, mas estamos crentes que todos se divertiram, na companhia de familiares e/ou amigos, pois é esse o espírito desta rubrica.
Passemos, então, à solução do problema. O João, como é referido no texto, encontrava-se no meio da escada. Nas suas andanças, quantos degraus subiu? 5 na primeira vez, 9 na segunda, ou seja, ao todo subiu 14 degraus. Como, pelo meio, desceu 7, então, na realidade, ele só progrediu 7 (14 - 7 = 7) até chegar ao cimo, o que corresponde a metade da escada. Chegados aqui, basta juntarmos as metades, ou seja, 7 + 7 = 14. Respondendo diretamente à questão, é claro que a escada tem 14 degraus.
Responderam certo vários participantes, com um número considerável a apostar no 15. Ingloriamente, diga-se. Aliás, é curioso referir que o primeiro participante a acertar, a Laura Adriano, mudou depois o seu resultado para 15. É caso para dizer que teve o pássaro na mão e o deixou voar. Assim sendo, e seguindo a ordem das respostas, o grande vencedor desta edição foi a Sara Marques, que amanhã receberá um chocolate como prémio. Parabéns, Sara!
Na próxima sexta-feira, pelas vinte horas, cá estaremos para mais uma edição do Problema. Até lá, uma boa semana para todos.
.
PS - A nossa comunidade educativa é bastante participativa, e ainda bem. A propósito do resultado do problema, chegou até nós uma outra solução (ver caixa de comentários) que se prende com a interpretação da expressão "no degrau do meio da escada". Analisada a questão, concordamos que ela pode ser vista dessa maneira, pelo que consideramos que poderia haver duas soluções: dependendo da interpretação, a escada pode ter 14 ou 15 degraus. Assim sendo, e a propósito do que foi dito acima, a Laura não deixou fugir o pássaro, limitou-se a mudá-lo de mão, pelo que, para além da Sara, também ela está de parabéns. Parabéns, Laura! 
.
PS2 - Encontrámos, em pesquisa pela net, o mesmo problema aqui. Curiosamente, como se pode comprovar, contempla as duas soluções.
.
.

8 comentários:

Rita Duarte disse...

Parabéns Sara!!!

Pedro Adriano disse...

Bom dia.

Discordo do resultado apresentado uma vez que o João encontrava-se no degrau do meio de uma escada.
Se a escada tem 14 degraus qual é o degrau do meio?

Pedro Adriano

AC disse...

A questão que levanta é pertinente. Embora se pretendesse transmitir que o João já tinha subido metade da escada, reconheço que a expressão utilizada no texto, "no degrau do meio", suscita dúvidas, podendo ser interpretada da forma como a apresenta. Assim sendo, vamos considerar os dois resultados, premiando quem primeiro formulou cada um.
Obrigado pela sua contribuição, que foi pertinente e positiva.

AC disse...

Tinha chegado aqui outro comentário, mas vinha em "modo de suspensão".Como tal, fica suspenso. :)

Anónimo disse...

Parabéns Laura e Sara!


Madalena

Unknown disse...

Boa tarde para todos.
E depois do problema da semana ter estado relacionado com o número de degraus de uma escada, hoje reparei que se "deslocaram" até à escola duas verdadeiras escadas.
É verdade, quando passei na estrada consegui vê-las perfeitamente e fiquei a pensar qual seria o número de degraus de cada uma delas.
Na realidade parei e confirmei que uma tinha 14 degraus e a outra tinha 15 degraus. Tinham o mesmo número de degraus que a solução do problema. Ele há coisas.............
Uma coisa é certa: o problema esteve relacionado com uma escada e de repente aparecem duas escadas em plena escola, mas se o problema estivesse relacionado com o "delicioso fruto", -CEREJAS-, que estas escadas ajudam a colher, certamente que não haveria hipótese alguma de hoje aparecerem cerejas na escola para todos poderem comer e saborear.
Mas já falta pouco para as cerejas começarem e ........... também elas poderem "aparecer" na escola.
E do fundo do CORAÇÃO, peço a todos que nunca se deixem cair na TENTAÇÃO de em cima de uma escada se colocarem numa POSIÇÃO de "SUSPENSÃO", pois certamente IRÃO mesmo cair para o CHÃO!!!!!!!
Um abraço para todos e até ao ........ próximo problema

Rita Duarte disse...

Parabéns Sara e Laura!

AC disse...

Luís,
Há coisas que, para lá do sentido de humor, denotam um enorme coração.
Obrigado pelo gesto.