quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

"QUE COGITARÃO ELES?"

.
Certamente reconhecerão esta fotografia, já aqui publicada na passada segunda-feira. O texto que acompanhou este raro momento deixou uma questão no ar... "Que cogitarão eles?"
Como forma de treinar a escrita, neste caso concreto o diálogo, os alunos do 2.º ano não hesitaram em imaginar a conversa que poderia estar a decorrer naquele momento...
.
.
Estavam três gatos sentados no tronco de uma velha videira, bem debaixo de umas nuvens ameaçadoras, e enquanto não chovia, o gato preto, o Pantufa, questionou:
- Será que vai chover?
- Ó Pantufa, eu acho que vai nevar! - respondeu a gata Branquinha, que adorava rebolar-se na neve.
- Os meus bigodes dizem-me que devíamos ter trazido guarda-chuva! - exclamou o Pintinhas, o gato mais cauteloso.
Entretanto, começavam a cair os primeiros pingos de chuva...
- Agora me lembrei! Esqueci-me do meu lanche! - disse o Pantufa, com ar preocupado.
- És tão tontinho, Pantufa! Fica atento, pode ser que encontres por aí um ratinho! - retorquiu o Pintinhas.
- Ó Pantufa, daqui a pouco, os nossos vizinhos, que são tão nossos amigos, vão lanchar e nós vamos petiscar as migalhas que eles costumam deixar cair. - disse a Branquinha para consolar o Pantufa.
- Tenho uma excelente notícia para vos dar. Vocês sabem que nós até somos muito famosos? - perguntou o Pintinhas.
- Somos?!? - exclamaram, em coro, o Pantufa e a Branquinha.
- Somos, pois! Aqui estes amiguinhos que temos nesta casa branca a que chamam "escola" falam muito de nós! Contam histórias sobre gatos, fazem desenhos com gatos, disputam jogos matemáticos com gatos (não falemos agora dos cães) e até nos tiram fotografias...!!!
- Ena, até se me eriçaram os bigodes! - interrompeu o Pantufa, todo vaidoso.
A chuva começava a engrossar e os três felinos lá foram abrigar-se debaixo de um velho guarda-chuva à espera de consolarem as barriguinhas...
.
Texto coletivo - 2.º ano
.

2 comentários:

Rita Duarte disse...

O texto está muito engraçado!!!

Anónimo disse...

Fui criada com muitos gatos à minha volta mas agora não posso ter nenhum. São animais que gostam de calor e mimo mas também precisam de liberdade para brincar, passear, explorar e namorar ... Adorei a "suposta" conversa entre estes três gatos que, ao que parece, assistem às brincadeiras dos meninos da escola com muita atenção. Parabéns aos pequenos grandes escritores.