terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

SEMÁFORO

 
.
Até poderíamos estar a falar de regras de segurança na via pública, mas para além da semelhança com as cores do semáforo (verde, amarela e vermelha) tudo o resto remete para mais um interessante e estimulante jogo matemático, inventado por Alan Parr, em 1998.
Para se jogar é simplesmente necessário um tabuleiro de 3 por 4 quadrados, 8 peças verdes, 8 peças amarelas e 8 peças vermelhas.
Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal, na vertical ou na diagonal é o objetivo deste desafio matemático. A possibilidade de empate é inexistente.
A particularidade das peças serem partilhadas pelos jogadores e a possibilidade de alterar as peças ciclicamente por peças de outra cor torna-o num jogo que exige mais precisão de cálculo do que de estratégia.
.
 .
Os alunos do 4.º ano, atentos às cores do SEMÁFORO, facilmente interiorizaram as regras do jogo e, por vezes, as suas reações evidenciavam um olhar incrédulo perante as jogadas que iam acontecendo. Com o decorrer do "treino", eles levaram o desafio a sério e verificaram que era essencial pensar cautelosamente nas jogadas, pois facilmente podiam "dar" o jogo a ganhar ao adversário!
Estavam entusiasmados e umas vezes surpreendiam, outras vezes eram surpreendidos!
Aqui deixamos um vídeo com as regras do jogo e com exemplicação de algumas estratégias.
 


.

Divirtam-se e têm "luz verde" para começar a jogar!
.
 

1 comentário:

Guilherme Duarte 2 ano disse...

Gosto tanto deste jogo mas o meu primeiro é os rastros