terça-feira, 26 de janeiro de 2016

OBAX

.
Há palavras cujo significado não se encontra no dicionário e, neste caso, ainda bem que assim é. Como gostamos de alimentar o imaginário infantil, perguntámos aos alunos do 4.º ano o que poderia significar a palavra "OBAX". Pondo à prova a sua natureza criativa, aqui deixamos a ideia de cada um.
.
Para mim, OBAX é...

.

 .
Depois de terem partilhado e explicado as suas ideias, a curiosidade acerca dessa palavra tinha-se intensificado. Sem mais demoras, foi então apresentada à turma a "origem" desta palavra, ilustrada na capa deste livro.
.
.
OBAX é o nome de uma menina, a protagonista deste conto de ficção, escrito e ilustrado por André Neves. OBAX, que num idioma da África Ocidental, significa "flor", é uma menina de imaginação muito fértil que mora nas savanas africanas e que tem como passatempo preferido inventar histórias. Algumas são tão mirabolantes que mais parecem sonhos! E, por isso mesmo, na aldeia ninguém acredita nela. Ora, se OBAX vos contasse que (praticamente em pleno deserto, onde raramente chove) tinha visto uma chuva de flores, acreditariam? E acreditariam que esta menina tinha andado mundo fora com o seu amigo Nafisa, um elefante cinzento (que, na verdade, não passa de uma pedra), em busca de provas para mostrar que as suas aventuras eram verdadeiras? Pois... :) 
Bem, nada mais divulgaremos sobre esta história, uma vez que a sua magia se espraia nas sumptuosas ilustrações deste conto, onde o colorido da vida africana nos transporta para outras culturas...
.

.

4 comentários:

Mariana 4 disse...

Que filme tão giro!!:)

Guilherme 4 ano disse...

André Neves teve muita inspiração e imaginação para escrever este texto.

Tomás 4•ano disse...

O livro "Obax" de André Neves é baseado em Africa por causa das cores vivas mas eu sugiro que toda as pessoas o devem ler o livro completo e não deixar o único promenor para trás!👍

Afonso 4 ano disse...

Adorei