quinta-feira, 27 de novembro de 2014

GUARDIÕES DA GARDUNHA - 2

.
.
Ontem, durante a tarde, decorreu na nossa escola mais uma sessão relacionada com a rubrica "Guardiões da Gardunha". Desta vez, Sandra Leitão fez-se acompanhar de Vera Roque e muito traziam para contar e encantar...
Trajada a rigor, Vera Roque entrou na sala como D. Mafalda de Saboia, a esposa do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Os alunos retrocederam no tempo, indo ao encontro de memórias do século XII que retratavam a época de reis e rainhas... Muito trazia para partilhar, muito contou sobre a vida quotidiana daquela época e muitas foram também as curiosidades do público presente!
Para além dessa cativante apresentação, também nos contemplaram com a dramatização de duas lendas: "A Lenda da Gardunha" e a "Lenda da Aldeia Histórica de Castelo Novo".
Mais uma vez, e como já aqui foi dito, importa conhecer o meio que nos envolve e as lendas, se para alguns são meras narrativas fantasiosas repassadas oralmente de geração em geração, para outros são "os livros da memória dos mais sábios".
.
.
Esperemos que, entre outras versões que possam explicar a origem da palavra "Gardunha", os nossos alunos "guardem", também eles, estes saberes na sua memória e continuem a transmiti-los e a valorizá-los.
.
.
 

4 comentários:

Afonso 3 ano disse...

Que fixe adorei Também a foto do grupo

Anónimo disse...

Joana Augusto disse...
Também gostei da foto de grupo e de ver a peça de teatro.

Guilherme Duarte disse...

Gostei dos dois teatros adorei

Tomás 3•ano disse...

Gostei das duas lendas!