De há algumas aulas para cá, os alunos do 3.º ano têm vindo a conhecer como funciona o corpo humano.
Desde as células, tecidos, órgãos que formam os vários sistemas, ao organismo, eles têm ingerido e digerido informação, circulado por diversas vias de aprendizagem, respirado vocabulário, expulsado dúvidas e reproduzido experimentalmente alguma dessa "mecânica" da interiorização dos conhecimentos.
Durante o estudo do sistema respiratório, uma das experiências propostas à turma foi a criação de um simulador para poderem observar os pulmões durante os movimentos respiratórios.
.
.
E antes que a atividade fosse realizada na sala de aula, já a Margarida, com a ajuda do pai, a tinha colocado em prática. Trouxe então o pequeno simulador para a escola e, na sua apresentação, exemplificou os dois movimentos que ocorrem na respiração:
.Inspiração (entrada de ar nos pulmões). |
Expiração (saída de ar dos pulmões). |
Um outro aspeto observado foi também a importância do diafragma, que contrai na inspiração e relaxa na expiração (tal como ilucida o pequeno vídeo abaixo), auxiliando assim o processo da respiração.
Muito bem, Margarida!
..
Sem comentários:
Enviar um comentário