sexta-feira, 28 de novembro de 2014

TUTORIAS

.
As ideias são caprichosas, surgem quando menos se espera. Esta, por acaso, até nem é nova, mas nunca tinha passado pelas redondezas. Inesperada, como todas elas são, eis que, de repente, a meio de uma conversa sobre responsabilidade e comportamentos adequados, ela se insinua, com o maior dos à vontades: e se os alunos mais velhos fossem tutores dos mais novos? Pode ser que eles acrescentem algo.
Já se sabe, quando uma ideia tem asas para voar, e desde que se lhe dê o impulso certo, ela voa mesmo. Foi o que aconteceu com esta, acabadinha de chegar de fresco.
.
.
Exposta a intenção aos alunos - basicamente, um aluno mais velho torna-se responsável por um mais novo, ajudando-o e aconselhando-o - estes aderiram de imediato, o que não é de estranhar. Quando se trata de novas ideias, não há melhor público que as crianças.
.
.
Colocados os pontos nos ii, muito bem colocadinhos, partiu-se para a fase seguinte: o sorteio dos alunos tutores e tutorados.
.
É escusado dizer que, enquanto o sorteio decorria, as emoções dos dois lados da "barricada" manifestavam-se em sentido crescente. 
.
.
No final, satisfeitas todas as expetativas, cada tutorado foi sentar-se ao lado do seu tutor. O momento, muito sentido por todos, foi aproveitado para reforçar o que se esperava desta iniciativa: a importância do papel de cada um, as responsabilidades inerentes às duas partes, com o maior foco a incidir sobre os mais velhos. Compreende-se o porquê.
.
.
A título de curiosidade, aqui fica a lista de tutores e tutorados.
.

.
A iniciativa é bem intencionada, mas só o futuro dirá se acrescentará algo àquilo que de bom já por aqui existe. Contudo, se atendermos aos primeiros sinais, os resultados anunciam-se prometedores. Não foi à toa que a Joana Augusto, quando regressou à sua sala, anunciou que tinha combinado que, no intervalo, ia brincar com a sua tutora, não foi por acaso que, depois do almoço, o Eduardo apareceu na sala do primeiro ano para saber qual era a mesa da Matilde, a sua tutorada...
.
.

1 comentário:

Sílvia Nunes disse...

Excelente ideia....