sábado, 15 de novembro de 2014

CARTA A UMA AVE QUE DEMORA A PARTIR

.
Júlio Resende, Voo de aves
.
Foram quatro anos maravilhosos, foram quatro anos em grande. Se reparares bem nas fotos que tirámos, na altura, aquilo que tu cresceste! E foi bom ver brotar, lentamente, as tuas asas, sentir a tua vontade de voar. Para isso experimentámos rampas, falámos do perigo das quedas, ajustámos a dimensão do voo à tua medida... E, enquanto nos tentávamos olhar, olhos nos olhos, com um sorriso sempre pelo meio, para melhor entendermos as coisas, demos conta que o tempo passou num instante, não foi?
Agora, já mais crescido, e a começar a subir os degraus para outra dimensão, sentes a tentação de olhar para trás. Ainda bem que olhas, é sinal que aqui foste feliz. Mas repara, o mundo, tal como sempre falámos, tem uma dimensão ímpar, apenas necessita que, para o entendermos, o olhemos bem nos olhos. Ele tem os seus segredos, os seus desafios, mas assim é que tem graça. Já pensaste que, se tudo fosse igual, os sorrisos tendiam a desaparecer?
Eu sei que estás a ir bem, que estás a conhecer novos colegas, novos professores, e que, quando algo não corre como querias, te lembras do cantinho aconchegador que é a nossa escola. Podes passar por aqui as vezes que quiseres, já sabes, há sempre um sorriso à tua espera. Mas, lá no fundo, tu e eu sabemos que, para se ser feliz, é preciso enfrentar os dias de vento, perceber a chuva, saudar o sol... Tu entendes-me, não é assim?
Está na hora de seguir em frente, de conhecer novas realidades, de mostrar o que vales. Tenho a certeza que, se olhares as coisas bem de frente, vais descobrir que elas começam a sorrir para ti.
As tuas asas cresceram muito, acredita, têm uma dimensão que ainda não descobriste. Vá, está na hora de, definitivamente, as abrires, as maravilhas do mundo esperam por ti. Vai, voa!
.
.

2 comentários:

Sónia disse...

A vida é feita de voos..uns maiores, outros mais tímidos!! Mas o aconchego do ninho mãe, aquele que realmente nos aconchegou, mimou, ensinou, ajudou a crescer e ensinou a voar...esse fica gravado no corpo, no coração, nos cheiros, nas memórias...na alma!!!
É hora de voar sim...mas esse ninho, que esta escola única, ofereceu aos nossos meninos, nunca, nunca será apagado do nosso ser!!
Para eles e para nós mães, este voo está a ser dado em lentos bater de asas que insistem em querer regressar ao conforto do lar!!
Sei que corro o risco de me tornar cansativa...mas uma vez mais, GRATA, muito, muito GRATA por tudo professor!! Grata também à Teresa e à Prof. Júlia que em conjunto fazem dessa escola um verdadeiro ninho...

Rita Mesquita 5º ano disse...

Gostei de ler este texto, e vieram-me as lágrimas aos olhos. Adorei esta escola. Obrigado por estes quatro anos, professor Agostinho, professora Júlia e Teresa. Muitos beijinhos para todos.