sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A MAIOR FLOR DO MUNDO

.
Esta semana, na sala do quarto ano, andou a estudar-se a obra "A maior Flor do Mundo", de José Saramago. Desafiados a reescrever a história com liberdade criativa, os resultados foram animadores, tal como se vê no texto que se segue.
.
Desenho de José Pedro Tadeia - 4.º ano
.
Era uma vez um menino que saiu do quintal para explorar o mundo à volta.
Ele foi para o rio, que era ao pé do seu quintal, brincou,  brincou, e de rio já estava farto. Decidiu ir em frente, passou uma floresta, até que chegou a uma charneca, e no meio dela uma colina que era como uma tigela voltada para baixo.
O menino subiu a colina e viu uma flor muito murcha. E pensou:
Tenho que salvar a flor. Mas onde é que arranjo água aqui perto? Aqui em cima nem pinga e lá em baixo só no rio, mas fica tão longe! Não importa, vou salvar a flor na mesma.
Então desceu a colina o mais rápido possível e dirigiu-se para o rio, que ficava longe.
Com o côncavo das mãos encheu o que podia, cinco gotas lá chegaram, dez vezes cá e lá e a flor ficou enorme. O menino, como estava muito cansado, adormeceu debaixo da flor.
Os pais começaram à procura do filho, até que o pai levantou os olhos e viu uma flor gigante. Correram para lá, encontraram o menino e levaram-no para a cama.
No dia seguinte o menino foi ver a flor e, mal lhe pôs a vista em cima, viu-a a deitar sementes. O menino, apressado, foi a casa buscar um balde de água para dar às sementes, que cresceram, cresceram, ficou um campo de flores gigantes.
Fez-se uma festa e as flores fizeram mais e mais flores. E era proibido poluir aquele sítio sagrado que toda a gente gosta.
.
Texto: Francisco Araújo - 4.º ano
.
.

4 comentários:

beatriz nisa 5ºano disse...

Espero que tenham gostado

O texto é muito educativo

Isabel Adriano disse...

Parabéns aos dois pela forma como ilustraram e contaram a história. Adorei :)

Anónimo disse...

Que texto giro e o desenho está muito engraçado! :P

José disse...

Obrigado a todos