sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O ZAROLHO

.
.
Foi há poucos dias. Como sempre, a chegada à sala propiciou a normal saudação:
- Bom dia!
- Bom dia, sr. professor!
Naquela manhã, porém, havia algo que destoava da rotina. Em cima da secretária encontrava-se um esqueleto, de proporções consideráveis, que impressionava pelo inesperado. Era o Zarolho, esclareceu o Duarte, que o tinha trazido de casa com a devida permissão. Chamava-se assim porque o Mateus, o seu irmão mais novo, lhe tinha sumido um olho. E o facto, claro, suscitou alguns gracejos entre os colegas.
Mas os risos demoraram pouco. Andávamos às voltas com o estudo do corpo humano, e o Zarolho, com mais ou menos olho, veio dar uma preciosa ajuda na complementação da teoria. Ali estava ele, imóvel, disponível para ser manuseado. 
Os dias foram passando. Estudou-se o sistema digestivo, depois o circulatório, para a semana entra-se  no sistema respiratório. E o Zarolho sempre ali, com os órgãos no devido lugar, à disposição de qualquer olhar ou vontade manipulativa. A sua presença ultrapassou as fronteiras da mera aprendizagem e, quase sem se darem conta, tornou-se uma figura familiar para os alunos. O Zarolho, aparentemente, parece já fazer parte da paisagem diária. Até ao dia em que, inevitavelmente, terá que partir, pois o Mateus já lhe deve sentir a falta.
Obrigado, Duarte!
.
.

3 comentários:

Anónimo disse...

O ZAROLHO ESTÁ FELIZ.GOSTA MUITO DOS MEUS COLEGAS.


DUARTE ROCHA

Anónimo disse...

Sem dúvida, o Zarolho passou mesmo a ser uma figura familiar na escola. Agora, quando se entra na sala do 3.º ano, cumprimentamos os alunos, o senhor professor e... o Zarolho. Embora imóvel, ele marca a sua presença e desempenha assim o seu importante papel nas várias aprendizagens. Foi uma excelente ideia!

JB

Anónimo disse...

O Mateus tem saudades do Zarolho sim, mas ele sabe que o seu amigo está mesmo muito feliz no meio de tantos meninos e meninas e sobretudo sentindo-se útil por colaborar em tantas novas aprendizagens. Por isso o Mateus pede para dizer que o Zarolho pode e deve ficar o tempo que o Professor achar necessário... ;).

Sónia///Mãe do Duarte e Mateus