segunda-feira, 19 de novembro de 2012

JOGO DO BERLINDE

.
.
O espaço do recreio, todos nós o sabemos, é um local fundamental em qualquer escola. É nele que se descarregam energias, se acentuam traços de socialização, se cultivam amizades, se faz de conta que...
Os jogos tradicionais, muito populares noutras gerações, foram, a pouco e pouco, arredados do palco de brincadeiras das nossas crianças. Já não se lança o pião - é apenas uma curiosidade de exposição - a macaca caiu em desuso, o berlinde idem aspas... 
Contudo, se formos tentados a mostrar como se brincava noutro tempo, a resposta deles pode surpreender. Foi o que aconteceu por estes dias, quando se fez, na turma do 3.º ano, uma demonstração de berlinde, um jogo que requer perícia - desenvolve bastante a motricidade fina - e estratégia. Eles gostaram, só pode, pois no dia seguinte apareceram com imensos berlindes na mochila.
Hoje, aproveitando o bom tempo, foi dia de eles experimentarem. O berlinde, por vezes, recusava-se a fazer o que pretendiam, mas a emoção de o ver a entrar na cova, ou a acertar no do colega, rapidamente os prendeu. E foi vê-los jogar, entusiasmados, numa descoberta de habilidades que desconheciam em si próprios.
Nos próximos dias, desde que o tempo o permita, os jogos são para continuar. E, numa prova de que o entusiasmo toca a todos, até já lhes foi prometida a organização de um torneio.
.
.
.

Sem comentários: