terça-feira, 6 de novembro de 2012

EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS SOBRE O CORPO

.
.
Estar de mão atadas - Não ter solução
Meter o nariz onde não é chamado - Ser intrometido 
Ter um amigo do peito - Ter um amigo verdadeiro
Dar com a língua nos dentes - Falar demasiado
Tenho a barriga a dar horas - Tenho fome
Ter mais olhos que barriga - Querer mais do que pode
Pôr o coração ao largo - Não se preocupar
Tem um coração de leão - É corajoso
É um homem sem coração - É insensível
Tem asas nos pés - É muito rápido
Está com a corda ao pescoço - Está aflito
Fazer das tripas coração - Esforçar-se muito
Tenho a barriga colada às costas - Tenho fome
Subiu-lhe o sangue à cabeça - Ficou exaltado
Custar os olhos da cara - Custar muito dinheiro
Por ele ponho as mãos no fogo - Acredito nele
Tem maus fígados - Tem mau feitio
Tem o coração perto da boca - É sincero
Olhar por cima do ombro - Ter uma atitude arrogante
Falar pelos cotovelos - Falar de mais
Sabe a matéria na ponta da língua - Sabe tudo
Tem língua de trapos - Fala de mais sobre assuntos que não lhe dizem respeito
Dar a mão à palmatória - Reconhecer a razão a alguém
Defender com unhas e dentes - Defender com toda a força
Num abrir e fechar de olhos - Num instante
Apanhado com a boca na botija - Apanhado em falso
Tem olho vivo e pé ligeiro - É esperto
Pôr o dedo na ferida - Ir direto ao assunto
Não pregar olho - Não conseguir dormir
Tem ouvidos de mercador - Não liga nenhuma
Está de mãos atadas - Não pode fazer nada
Caiu-me o coração aos pés - Assustei-me
Meter o nariz onde não é chamado - Intrometer-se
Tem dor de cotovelo - Tem inveja
Calcanhar de Aquiles - Ponto fraco
Tem pelo na venta - É autoritário
...
.
Pesquisa e recolha da turma do 3.º ano
.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fantástica recolha!
Muito bem.