terça-feira, 9 de outubro de 2012

MILHO VERDE, MILHO MADURO...

 .
O Miguel andava eufórico. Só visto!
.
A escola é, por definição, um local de aprendizagens. Mas mal daquela que se fecha em si mesma. O mundo, imune a qualquer particular consideração, avança cada vez mais a um ritmo desenfreado, novas coisas acontecem a cada minuto. Há, então, que perceber este novo respirar - às vezes com tosse - tentar captar a energia transformadora do dia a dia. E, para que se verifique a compreensão e o entendimento, nada melhor que avivar memórias ancestrais, pois são elas que, verdadeiramente, nos dão a ideia do rumo já percorrido. Só assim entenderemos melhor o que ainda há por percorrer.
Hoje, num dia soalheiro, todos os alunos da escola se deslocaram a um campo de milho onde, na prática, puderam entender determinados fenómenos que, até aqui, apenas conheciam dos manuais ou das histórias dos avós. Observaram, cheiraram, mexeram, colheram... A princípio um pouco receosos, é certo, mas depressa se libertaram de constrangimentos. E em pouco tempo colheram as maçarocas suficientes para a desfolhada na escola, a ter lugar na próxima quinta-feira.
Partiram bem dispostos, mas chegaram radiantes. Não haja dúvida, para além de dispor bem, a prática acelera o conhecimento.
.
Maçaroca aqui, maçaroca ali, e o milho lá se foi colhendo.
.
.

3 comentários:

Anónimo disse...

MIguel tas bueda fixe.
Assinatura: Micael

mariana carrondo disse...

malucos o Miguel de chapéu e o André com as massaroca :)

micael disse...

eles sao malucos