quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A DESFOLHADA

 .
.
Depois do trabalho, a recompensa. 
Há verdades imutáveis, que são herança de qualquer povo que se preze. E assim foi connosco. Depois da ida ao milheiral, onde colhemos e ensacámos, hoje foi dia de desfolhada. De traje condigno, que a desfolhada exige alguns rituais, os nossos alunos encararam a empreitada de sorriso estampado, embora mesclado com alguma ansiedade. Para alguns não foi a primeira vez - fazemos uma desfolhada de dois em dois anos - mas todos se sentem envolvidos pela versatilidade da labuta. No afã de darem conta da tarefa, inconscientemente vão adquirindo saberes, praticando a socialização, interiorizando modos de vida de antanho. Depois, a coroar o seu esforço, a desfolhada transporta consigo a festa de qualquer colheita, pois as maçarocas que se vão acumulando nos toldos são já certeza de pecúlio para a mesa. E os acordeonistas, a embalar o ritmo de trabalho, são o rosto dessa festividade.
.
.
Concluído o trabalho, o corpo pede alimento. E as papas de carolo, desta vez, não enganaram tolos. Reconfortaram, isso sim, com um travo bem docinho. E assim se recompôs o corpo e a alma. Esta, contudo, exigia mais qualquer coisinha. E o senhor José Couto, que durante muitos anos foi ensaiador de diversos ranchos folclóricos da região, tomou conta da ocorrência. Devidamente apoiado pelos dois acordeonistas de serviço, pôs toda a gente a dançar. A alma, finalmente, rendia-se à complementaridade do trabalho com a festa.
No final ainda houve tempo para a debulha. Que ficou incompleta, necessariamente, que o tempo não dava para mais, mas completo ficou o leque de aprendizagens de atividade tão profícua.Para nossa satisfação.
.
.
Desfolhada. Se depender de nós, há memórias ancestrais que nunca se apagarão.
.
.

4 comentários:

Anónimo disse...

Tirar os grãos do milho foi muito fácil mas,alguns colegas meus ficaram com bolhas nas mãos mas foi muito divertido!

Carolina 4ºano

Anónimo disse...

Mais uma fantástica iniciativa da EB1 da Aldeia de Joanes! Vocês são fantásticos! PARABÉNS!
Cristina Domingues

Anónimo disse...

Deixei-me dizer-vos uma coisa,desfolhar foi fácil,mas debulhar foi um inferno,aleijámos os dedos todos,mas foi divertido.

Anónimo disse...

o ultimo comentario foi meu,Bernardo 4ºano